Recentemente a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Botnanica Mineral   desenvolveu o Sabonete de Urucum, feito para prover o melhor da hidratação e esfoliação da pele, a partir dos benefícios do urucum. O produto faz parte da linha home care da Lipoescultura Gessada Exclusive. . O uso do sabonete de urucum é recomendado para todos os tipos de pele. Com sua base 100% vegetal, o produto esfoliante auxilia na oxigenação tecidual e rejuvenescimento da pele. Também promove profunda limpeza e possui um aroma muito agradável. Suas sementes apresentam pigmentos de coloração amarelo avermelhada, que são atribuídos à presença de carotenoides.   

Dentre seus diversos benefícios, por ter em sua composição grande quantidade de carotenoides (pró vitamina A) , o urucum tem propriedades antioxidantes. Por isso, ele ajuda a prevenir o envelhecimento, uma vez que os antioxidantes atuam na eliminação dos radicais livres, que são os responsáveis pela destruição de grande parte das células do nosso organismo. Outro benefício importante de ser destacado é seu poder cicatrizante, o urucum é excelente para tratar diversas questões da pele, acelerando a cicatrização.

O fruto é rico em cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos, vitaminas B2, B3, A e C, zinco e dolomita, que é um mineral composto por carbonato de cálcio e magnésio e que tem a função de tonificar e revitalizar a pele, melhorando a sua elasticidade.  Ele também é utilizado na medicina como composto adstringente, bactericida, estimulante e cicatrizante

O Sabonete de Urucum foi desenvolvido sem testes ou produtos de origem animal em sua composição.