Após dois anos de recessão, o mercado da moda aponta para uma recuperação em 2017. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), a perspectiva é que o faturamento do setor têxtil e de confecção brasileiros seja de R$ 135 bilhões neste ano. Isso significa um aumento de 4,6% no setor têxtil e 2% para o varejo de vestuário, em comparação a 2016.

A mudança do panorama financeiro para o mundo da moda está baseada tanto nas estimativas de recuperação, ainda que modestas, da economia brasileira, quanto nas soluções que os profissionais da área criam para driblar o momento de instabilidade e alcançar bons resultados.

Em Belo Horizonte, uma dessas iniciativas é o BH à Porter, que termina hoje, dia 1º de novembro. O evento, organizado pela Cooperativa dos Consultores em Negócios de Moda de Minas Gerais (Coopermoda), em parceria com a Associação Mineira das Empresas de Moda (Instituto AMEM) e o Sindivest, traz 120 lojistas de diversos estados brasileiros para uma rodada de negócios em visitas às fábricas e showrooms na capital mineira.

Os visitantes fazem um tour pelas marcas participantes, acompanhados de consultores profissionais, especializados nesse atendimento. Na última edição, realizada no primeiro semestre de 2017, foram recebidos compradores de 16 estados, e que girou aproximadamente R$ 3 milhões. A expectativa é ampliar em R$ 500 mil o volume de vendas nesta temporada.

Do Nordeste e Sudeste vêm os principais compradores que visitam os espaços em Belo Horizonte, em busca de produtos de moda do mercado mineiro, principalmente de vestuário. “O BH à Porter veio crescendo e tomando proporções surpreendentes, somos procurados por lojistas de todo o Brasil que não conhecem nosso polo de moda e têm grande interesse em trabalhar com o nosso produto”, salienta Juh Amaral, diretora administrativa da Coopermoda.

Com 57 cooperados e 250 marcas associadas, a Coopermoda atende a 1200 clientes anualmente, incluindo alguns internacionais. A entidade, por meio de seus consultores, atua diretamente para promover parcerias e ampliar os negócios na cidade.