Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), envelhecer é um triunfo do desenvolvimento. Hoje, a população acima dos 65 anos no Brasil representa 8% do total de 206 milhões de habitantes e a expectativa de vida para os nascidos entre 2015-2020 é que eles cheguem aos 72 anos, no caso dos homens, e 79 anos, no caso das mulheres.

 

No mundo, as pessoas com 60 anos ou mais já representam 12,3% da população, e até 2050 esse número tende a aumentar para quase 22%. Mesmo assim, o envelhecimento é acompanhado, biologicamente falando, do aumento de riscos para o desenvolvimento de doenças, além de representar um desafio social e econômico.

 

Com esse cenário em mente, Bayer e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia realizaram uma pesquisa inédita sobre o significado de envelhecer para os brasileiros para entender se eles estão se preparando para chegar à maturidade plena e como encaram essa fase da vida. Os resultados serão divulgados no dia 25 ,  em São Paulo

 

O encontro contará com a participação do médico especialista em envelhecimento, Dr. Alexandre Kalache, que dirigiu por 14 anos o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) e hoje preside o Centro Internacional da Longevidade Brasil, no Rio de Janeiro e da Dra. Maisa Kairalla, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) – Seccional São Paulo e coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Unifesp.

 

Para integrar a banca e trazer à tona experiências próprias com relação à maturidade, estarão presentes também Márcia Neder, autora do livro “A Revolução das 7 mulheres – um perfil da geração 50+ que está reivindicando e reinventado a maturidade”, e a jornalista, apresentadora, escritora e atriz Marília Gabriela que irá contar sobre a vida depois dos 60 anos e a visão que tem de si mesma nesta fase, sem se deixar cair nos estereótipos da idade.