Poucos dias após os pesquisadores de ameaças para dispositivos móveis da Avast alertarem sobre sete aplicativos stalkerware que foram removidos da Google Play Store, a plataforma de inteligência de ameaças apklab.io da companhia identificou outro rastreador, desta vez de um desenvolvedor diferente, que leva as violações de privacidade do usuário ainda mais longe.

 

O “Family Employee Monitor (Enterprise Employee Monitor)”, que já foi baixado mais de 10.000 vezes, se autointitula como um aplicativo para os pais monitorarem seus filhos ou organizações para gerenciar funcionários. O Laboratório de Ameaças da Avast está classificando isso como um software stalkerware ou de vigilância, porque ele pode acessar e exfiltrar as atividades nas redes sociais, incluindo Facebook, Messenger, Kik, Skype, Hangouts, entre outras plataformas de bate-papo do usuário.

 

Outra prática obscura é o processo do aplicativo para testes gratuitos. Para se inscrever gratuitamente, os usuários devem deixar uma avaliação de quatro ou cinco estrelas para um aplicativo parental separado, chamado Netiquette, incluindo palavras-chave específicas relacionadas ao cyberbullying e à proteção das crianças. A Avast analisou ainda mais o Netiquette e determinou que o app também é um golpe, exigindo que os usuários paguem por uma “rede social parental” fora dos canais oficiais de pagamento da Google Play Store.