Os executivos Ricardo Bruno, Managing Director São Paulo, e Luiz Arruda, Managing Director SP & Global Board  Member da  Avantgarde / Creating Fans, comemoraram  7 anos de sucesso. Os empresários receberam formadores de opinião com um almoço feito por ambos na Casa Fares, na Avenida Europa, em São Paulo.  No mesmo dia, fizeram uma grande festa para comemorar  a operação paulista da agência global de comunicação e live marketing focada em criar e proporcionar experiências entre marcas e consumidores   Comemoração dupla, pois   Arruda está concorrendo ao Grand Prix do Prêmio Caio 2017.

 

Luiz Arruda e Ricardo Bruno foto Tânia Müller

 A história começou a 15 anos atrás. Ambos trabalhavam na AMBEV. Ricardo, publicitário de formação,  na área de compras e marketing  e Arruda ,economista, cuidando na região de São Paulo, na área de vendas.  Um dia  começaram a ver  a possibilidade de abrir uma agência para promoção e eventos. Sabiam  da  necessidade  de agências mais ágeis no mercado .  Pediram  demissão e   partiram para o mundo. “ Meu  pai entrou com um quarto emprestado  e a mãe do Ricardo emprestou um computador, que não pagamos até hoje. Começamos do nada, sem nada, com cara e coragem.Assim viramos sócios e diretores  da agência Quiz, que durou 12 anos.” disse Arruda  

 

  “Na Quis, começamos a trabalhar  com a própria AMBEV , na comunicação interna,  e depois fomos ampliando o mercado, com a Pernod Ricard, kimberly , entre outras..  Nossa história com a Avantgarde começou quando ganhamos uma conta e fomos para Munique fazer um workshop . Tivemos uma empatia muito grande com o CEO Global  e  um mês depois estávamos fechando a  Quis e trazendo a Avantgarde para o Brasil e Américas  Trata-se de uma agência de marketing global com foco em brand experience. Nossa Missão: Criar fãs” explicou Ricardo . 

A Avantgarde surgiu em Munique em 85, fazendo  o evento Munique Fashion Week. Focava o mercado local de moda, mas  que ampliou sua participação tanto para outras disciplinas do marketing como para outros países. Hoje  conta com  escritório em 10 países, começou  pela  Europa (Moscou, Praga e Viena), passou por Oriente Médio (Abu Dhabi e Dubai) e Ásia (Xangai e Pequim),  Brasil   e Américas.

 

  Hoje a Avantgrade Brasil já conta com 30 clientes e  50   só de Américas.. No mundo é considerada  a agência Global do Ano. “Na  Alemanha somos a maior, na Europa uma das maiores e no mundo,  com a capilaridade e escritórios que temos, acho difícil achar no mesmo segmento uma igual.  Enquanto todos estavam reclamando da crise, nós estávamos nos preparando  e traçando um plano de ação. A  crise traz oportunidades. E foi esta  a grande oportunidade de crescimento da Avantagarde.  Crescemos nos últimos anos 2  em média de 15 a 20% ao ano .  Em 2017 vamos fechar em torno de 19% de crescimento. Enquanto o mercado está caindo e agências fechando   e /ou passando por necessidades, nós  ao invés de entrarmos  num  conflito com o cliente para brigar por preço,  entramos em um conflito com o mercado para ganhar  capilaridade  com o cliente. Esta foi a nossa estratégia.” explicaram os executivos. 

 “Em 2015 tínhamos 15 clientes,  e  neste ano estamos com quase  30  e em 2020 que venham  mais, principalmente com a nossa participação , em Dubai no 2020 Expo Potencial.  Sobre o nosso mercado, vemos que está crescendo.  Se  não  investir em marketing: Morre .  Os clientes deixaram de investir em mídias tradicionais  que são muito caras,  como televisão  e passaram a investir  um pouco mais em  experiência.  É  o  que nós fazemos . O maior meio de comunicação é o consumidor. Na Avantgarde, fazemos  o consumidor gerar valor de mídia. Criamos  experiências na sua vida  para que  poste ou divulgue esta experiência, usando a marca . Aí ela se expande . Este mecanismo que criamos,  que é o Creating Fans (Criando Fãs), faz que  seja possível criar  embaixadores a longo prazo. Temos clientes na Alemanha que estão na Vantgarde a 30 anos , no Brasil a 7,  eles percebem o resultado de retorno de mídia . Aí  avaliam o quanto  ganham de custo/ beneficio com credibilidade  e criatividade. Esta é uma metodologia de trabalho. Precisamos chegar no consumidor com uma grande ideia,  fazendo com que passe por uma experiência  muito boa, relevante para sua vida, para que ele queira compartilhar esta experiência .Atualmente as experiências  reais são os tópicos mais compartilhados. A maior mudança do marketing está acontecendo agora.. 3  bilhões de vezes ao dia é a frequência com que o conteúdo  é compartilhado , sendo que 80% do conteúdo da internet é gerado pelo usuário, 90% dos consumidores estão dispostos a compartilhar conteúdos das marcas e 70% dos millennials, também conhecidos como a geração Y, seguem as recomendações  de  compras feitas  e estão dispostos a  compartilhar contudo da marca. Esta festa é para coroar o nosso crescimento  e também comemorar os 7 anos ” disseram os executivos

 

Elaine Rufato e Diego Cabral da Avantgarde Brasil foto Tânia Müller

 

 

O casal nota mil Marta e Erick, e Roberta da Rovella & Schultz da Boutique Press foto Tânia Müller

 

Equipe maravilhosa da Rovella & Schutz

Elaine Rufato da Avantgarde Brasil foto Tânia Müller