A Audi leva seu novo Audi Q8 para a  30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018. O modelo combina o melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com dimensões generosas com compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração, suspensão tecnológica e sistemas de assistência inteligentes fazem do Q8 uma ótima companhia para negócios ou prazer. O modelo chega ao mercado brasileiro em 2019.

 

O novo Q8 exala esportividade e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Sua linha de teto no estilo cupê aparenta ser muito mais baixa que a do Q7. O carro é 66 milímetros mais curto, mas 27 milímetros mais largo que o “irmão”. A dianteira distinta, o balanço traseiro curto, a altura do solo de até 254 milímetros e as enormes rodas pintam um quadro de dinâmica poderosa. O carro oferece um amplo espaço para cinco ocupantes. O espaço interno excede o de concorrentes diretos em quase todas as dimensões relevantes.

 

Luggage compartment,
Colour: Dragon orange

Com seu grande compartimento de bagagens e espaço generoso de armazenamento dividido com bandejas, o Q8 é ideal para longas jornadas. O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. Duas bolsas de golfe podem facilmente ser armazenadas no SUV. A tampa traseira pode ser operada eletricamente, e há a opção de abertura e fechamento por um gesto com o pé disponível.

 

. Contornos fortes e superfícies tensas e atléticas se convertem em uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração integral nas quatro rodas. O Q8 interpreta essas características de sua própria maneira, como uma fusão entre um elegante cupê de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca: o quattro original.

 

Cockpit

O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes. Tudo isso combinado oferece ao interior uma sensação de calma.

 

O conceito operacional do Q8 não requer quase nenhum botão. Ele foca em dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. Isso permite que a marca demonstre como transferir sua qualidade indiscutível para o mundo digital. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O display mais baixo de 8,6 polegadas permite que o motorista gerencie aquecimento, ventilação e ar-condicionado, bem como funções de conforto e adição de textos. Seu pulso pode ficar apoiado confortavelmente na alavanca de câmbio durante a operação. O MMI sensível ao toque permite uma operação rápida e confiável. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. A estrutura do menu é lógica, intuitiva e plana como a de um smartphone, incluindo a configuração de favoritos e telas de início.

 

A Audi também se preocupa em oferecer segurança e conforto em seus carros. Seja estacionando, rodando na cidade ou em longas jornadas – o Q8 torna a vida mais fácil para o motorista em diversas situações. A Audi reúne seus sistemas de assistência em quatro pacotes diferentes. O controle de cruzeiro adaptativo confortavelmente garante controle longitudinal e lateral em todas as faixas de velocidade. Dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e em congestionamentos. O sistema detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente.Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfico.

 

Motor eficiente

No mercado brasileiro, o SUV será equipado com motor 3.0 TFSI. O propulsor desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito