Um grupo de senhoras da comunidade árabe, sob a liderança e empenho de Nabiha Abdalla Chohfi – considerada a voluntária número 1 por suas ações pioneiras -, construíram e inauguraram o Sanatório Sírio, que dedicou seus primeiros anos a amparar órfãos da Primeira Guerra Mundial. Em 1947, iniciou o tratamento de doenças torácicas e, em 1976, foi inaugurado o HCor (Hospital do Coração). “O trabalho das diretoras e voluntárias à frente da Associação resultou na construção do mini-shopping, do tradicional Bazar das Mães, confecções de artesanatos diversos, bem como na atuação de trabalhos voluntários com as crianças da Cardiopediatria HCor”, celebra Sra. Thea.

Para celebrar o centenário da Associação do Sanatório Sírio, o HCor (Hospital do Coração), promoveu um evento,  hoje, dia 10 de março, no Clube Atlético Monte Líbano, que contará com a presença de autoridades, médicos, conselheiros, membros da Marinha e Aeronáutica, entre outros convidados.

 

São 100 anos de uma história dedicada ao acolhimento dos pacientes e seus familiares, com muito afeto, amor, comprometimento e solidariedade, durante um século de trabalho voluntário. Toda esta história de dedicação começou, graças ao espirito humanitário, de um grupo de senhoras da comunidade árabe e suas famílias no início do século 20.