A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) promoverá, pela primeira vez, o Jornada ESG. O evento online e gratuito, acontece  amanhã , dia 5 de agosto, a partir das 17h, e  reunirá grandes nomes do sistema financeiro nacional como Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central; Sebastian Sommer, diretor de Projetos Financeiros Verdes/Sustentáveis na GIZ; e Gladis Ribeiro, especialista sênior Ambiental e Social na IFC (International Finance Corporation),além de uma mesa-redonda comheadsESG de instituições financeiras.

O objetivo é discorrer como as instituições financeiras de pequeno e médio portes estão implementando o tema, o trabalho já realizado e os próximos passos. Na ocasião, a associação também apresentará um convite para a participação de uma pesquisa em parceria com a consultoria Resultante ESG – escritório especializado na agenda de finanças sustentáveis e integração ESG à estratégia de empresas, instituições financeiras e investidores institucionais. O levantamento, que será produzido nos próximos meses, irá mapear o estágio de maturidade sobre o tema nas mais de 100 associadas da entidade. O resultado servirá de base para a formatação de um Guia Prático ESG ABBC, previsto para o final do ano.

Outra novidade será a divulgação do Manifesto ESG ABBC, com o posicionamento da associação sobre o tema, apresentado pela presidente Sílvia Scorsato.

“Estamos iniciando uma longa jornada, objetivando orientar e apoiar nossas associadas na implementação das melhores práticas ESG. A inserção do tema no cotidiano das instituições é imprescindível não só para a sustentabilidade e manutenção dos negócios, mas também para a sobrevivência das gerações futuras. As instituições médias e pequenas, inseridas no segmento financeiro, possuem papel relevante nesse processo, e esse papel só pode ser corretamente desempenhado a partir da conscientização de que todos são, independentemente do tamanho, responsáveis pelo tema. Por isso, queremos ajudar nesse trabalho, com a promoção de discussões e eventos, realização de pesquisa e guia de orientação”, explica Scorsato

Os interessados devem fazer a inscrição em: https://conteudos.abbc.org.br/jornada-esg