O escritório brasileiro do Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI ) recebe com um  jantar,  médicos, nutricionistas, restaurateurs, importadores, e formadores de opinião, no restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo.

Promovido pela indústria pesqueira do Alasca (EUA), tem como intuito buscar oportunidades e promover a indústria pesqueira americana. Segundo Carolina Nascimento, porta voz do Alaska Seafood no Brasil “Nosso objetivo é que cada vez mais o consumidor tenha conhecimento dos benefícios e diferenciais dos peixes do Alasca. Todos com o selo de garantia de uma indústria que preza pelo controle de pesca e o meio ambiente”, diz

foto Tânia Müller

O jantar tem como intuito de  mostrar a importância do consumo de peixes selvagens, ou seja, o quanto beneficia  a saúde uma alimentação balanceada tendo os peixes provenientes que não comem ração e não vivem em cativeiro, como os do Alasca, como um dos principais itens .

Além de ser uma excelente opção gastronômica e muito saborosa, os peixes selvagens do Alasca apresentam coloração natural e baixo teor de gordura. São produtos altamente nutritivos devido às suas fontes de vitaminas, minerais e ômega 3 (ácido graxo extremamente benéfico ao organismo). É uma escolha leve, saudável e que combina em tudo.

A preservação da natureza e das espécies é tão importante no Alasca, que a proibição de criação de peixes em cativeiro foi determinada pela Constituição do estado ainda na década de 50. E é nesse prisma de sustentabilidade que se baseia toda a indústria pesqueira da região, o setor que mais gera empregos no estado.

Conheça alguns dos peixes do Alasca importados no Brasil:

Black Cod, Cod, Pollack, Salmão Selvagem e Halibut, espécies do Mar do Alasca. Provenientes da costa do Alasca, entre o Mar de Bering e o Golfo, uma das regiões mais preservadas do mundo, as cinco espécies de Salmão Selvagem do Alasca (Real, Vermelho, Prateado, Keta e Rosa), o Cod do Alasca (espécie Gadusmacrocephalus), a Polaca do Alasca, o Halibut (em português, Alabote do Alasca), as diversas espécies de peixes Solha e o Black Cod ou Guindara do Alasca, fazem parte de um seleto grupo de frutos do mar e peixes selvagens de muito prestígio no mercado gastronômico, que diferentemente dos peixes criados em cativeiros, tem baixo teor de gordura saturada e muito ômega 3 (ácido graxo extremamente benéfico ao organismo).