A habitação primitiva e natural do La Gruta, orienta o ambiente do arquiteto Paco Alvarez para da CASACOR São Paulo 2021, a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A começar pelo nome do espaço: “La gruta”, uma sala aconchegante criada para acolher os jornalistas durante a mostra, que acontece de 21 de setembro a 15 de novembro, no Parque Mirante, edifício pertencente ao Allianz Parque, em São Paulo.

Inspirado nas grutas, o ambiente foge do convencional, e é uma experiência estonteante por si só. Os 35 m² dispõem de uma sala de jantar e área de trabalho, que se conectam em perfeita harmonia e convidam a conhecer a riqueza da matéria prima natural e das peças de design, que tem cuidado e olhar aos detalhes. O teto e as paredes foram revestidos com fibra vegetal de palmeira e argila com textura de adobe da De Fragoso, dando uma característica única e aconchegante ao espaço. Já o piso Lepri, finas cerâmicas rústicas, alinha o espaço a princípios sustentáveis.  Para que o visitante possa se envolver nesse universo lúdico, a iluminação é baixa, trazendo a sensação de estar em uma caverna. 

Além disso, o espaço também o convida a conhecer a coleção de vasos: os muito antigos, foram coletados em diferentes regiões do Brasil; os demais, feitos com uma técnica mexicana de queima de barro preto. Porém, os protagonistas do décor são os móveis com história da Casa Ática, por trazerem atemporalidade no desenho e a durabilidade dos materiais naturais de fontes locais:  madeiras de demolição, fibras naturais, pedras e mármores nacionais. Cada peça é feita a mão por pequenos artesãos, explora a forma e proporção da sua obra com um olhar que potencializa e valoriza o sentido prático e austero, conceito buscado pelo projeto.