Para analisar o  processo de transformação da Avenida  Paulista ,que já foi o principal centro financeiro da cidade, o Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, organizará o seminário “Avenida Paulista: Novos Projetos, Novos Rumos” no dia 17/7, no Itaú Cultural, com debate entre os arquitetos Kengo Kuma, que assina o projeto da Japan House São Paulo, e Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, sócios do escritório Andrade Morettin Arquitetos, responsáveis pelo projeto da nova sede do Instituto Moreira Salles.

Os arquitetos falarão sobre a relação dos dois novos edifícios icônicos com a avenida, a população e a cidade. Após as apresentações, responderão a perguntas do público presente no Itaú Cultural e em sete outras cidades brasileiras (Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador), que participarão à distância por transmissão em tempo real.

“A Avenida Paulista é a representação de uma nova visão da cidade, uma epítome da cidade cujos usos vão se atualizando. Essa discussão na verdade diz respeito não só à Paulista, mas São Paulo como um todo e outros grandes centros, nos quais transmitiremos o evento”, afirma Tomas Alvim, co-fundador do Arq.futuro.

Além das palestras com Kengo Kuma, Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, haverá um debate com gestores dos centros culturais da Paulista: Marcello Dantas (Japan House São Paulo), Lorenzo Mammi (IMS), Eduardo Saron (Itaú Cultural), Rodrigo Moura (MASP), Débora Viana (Centro Cultural FIESP), Danilo Miranda (SESC Paulista). Também estará presente José Armênio de Britto, presidente da SP Urbanismo.

Após o evento, todos estão convidados a se dirigir à JAPAN HOUSE São Paulo para uma abertura prévia da exposição Kengo Kuma – Eterno Efêmero, que apresentará maquetes e modelos em proporção real de alguns dos principais projetos do arquiteto japonês. A abertura ao público acontece no dia seguinte, 18/7.

Inscrições pelo link goo.gl/forms/V5l6UO1XCntdFhDq1 , as  vagas são limitadas. Para as transmissões em tempo real fora de São Paulo, os interessados devem se inscrever pelo link http://arqfuturo.com.br/frontend/home/post/2297. Entrada gratuita.