A Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans, além do marketplace ZZ Mall, da plataforma de economia circular Troc e do braço de lifestyle a AR&Co, que contempla as marcas da Reserva – a própria Reserva, Reserva Mini, Oficina Reserva, Reserva Go, EVA e INK, apresentou lucro líquido ajustado de R﹩ 83,2 milhões no quatro trimestre de 2020, com crescimento de 77,8% em relação o mesmo período do ano anterior.

Alexandre Birman , CEO da holding Arezzo & Co, foto divulgação

A companhia registrou, ainda, crescimento de receita bruta de 39,8%, atingindo a marca de R﹩ 802,3 milhões no quarter, e Ebtida positivo de R﹩ 122 milhões, representando crescimento de 61%.

Outro destaque do período foi o faturamento de R﹩162 milhões no e-commerce, com crescimento de 139%, puxado pelas diversas iniciativas de transformação digital implementadas pelo grupo durante todo o ano passado. O volume foi impulsionado pelo uso crescente dos apps das marcas, que totalizaram 467 mil downloads e 31,7% da receita gerada pelo canal.

A tendência de digitalização do varejo também pôde ser medida pelo forte aumento do nível de vendas originadas de forma digital, que já representam cerca de 20% do sell-out das lojas físicas. No consolidado de 2020, o e-commerce faturou R﹩ 526 milhões, com crescimento de 145% em relação a 2019.

Além disso, o Grupo Reserva, oficialmente incorporado em dezembro, obteve resultados surpreendentes ao final de 2020, registrando o melhor natal de sua história. O processo de integração ocorre de maneira tranquila e positiva, resultando em uma elevada confiança na execução do plano estratégico dos próximos anos do grupo, com significativa extração de valor.

Ainda em 2020, a Arezzo&Co lançou seu marketplace próprio (ZZ Mall), adicionou ao seu ecossistema a TROC, uma plataforma online de secondhand – fortalecendo seu posicionamento de empresa sustentável ao investir na economia circular- e ainda criou o ZZ Ventures – área responsável pela captação e fomento de start-ups, com foco em ativos de tecnologia e marcas insurgentes.

Na operação internacional, ajustes necessários foram feitos nos momentos mais críticos de pandemia – incluindo redução do footprint de lojas físicas, ajustes de estrutura corporativa, revisão do posicionamento de preços da marca Schutz e foco total no canal e-commerce – com resultados positivos e rentabilidade a nível de ebitda já auferida na segunda metade de 2020. Em relação à produção, a Arezzo&Co e o Grupo Reserva trabalham com fabricação