Denominada, anteriormente, como “Praia do Peixe”, em razão da tradição jangadeira do local, habitado por famílias de homens da pesca, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, no dia 07 de maio de 1925, renomeou a região como “Praia de Iracema”- hoje, o point dos encontros dos mais jovens nos finais de semana-  após sugestão do conselho de moradores por meio de concurso realizado na  época.

 

Praia de Iracema foto Tânia Müller

 

  Agora, por  autoria do vereador Renan Colares , o processo iniciado em abril de 2018, na Câmara Municipal de Fortaleza,  foi  definitivamente, aprovado na quarta-feira (16) e segue, agora, para a sanção do prefeito Roberto Cláudio. 

 

 Bairro boêmio de grande visibilidade local, nacional e internacional, necessita de ações integradas no sentido de resgatar a vida cultural que existia no local anos atrás. “Diante disso, é justo estabelecer um marco para o bairro, que servirá como um dia de conscientização de toda a cidade para promover ações no local, alertando a população sobre os aspectos locais da região, como história dos moradores, os prédios que têm registro histórico, a tradição de boemia cultural da cidade. Isso, ainda, ajudará a trazer uma série de ações articuladas para que este dia torne-se, a cada ano, um marco de transformações e aplicação prática de várias ideias”, disse o vereador.