Nada mais típico que participar de uma demonstração de preparo do mais famoso doce siciliano, num tour organizado pela Oceania Cruises.  “- Leave the gun, take the cannoli” (“deixe a arma, pegue o cannoli”). O diálogo, após um tiroteio no clássico “O Poderoso Chefão” mostra com clareza a importância desse doce siciliano, uma massa em forma de tubinho, frita e recheada de ricota, chocolate, raspas de laranja, pistache, na sua versão clássica.

 

Cannoli foto divulgação

Doce obrigatório na Sicilia, nascido no século IX, quando a ilha ainda era em Emirado Islâmico, o cannoli também está no roteiro dos cruzeiros da Oceania Cruises que passam por Taormina.  Nessas viagens existe a opção dos Culinary Tours, passeios em terra feitos na companhia de um chef que assiste à produção de cannolis por um chef confeiteiro local. E com direito a degustação. Mas as delícias locais – em Taormina e Catania, a cidade vizinha, incluem muito mais: visita ao Mercato del Pesce, cheio de peculiaridades não apenas nos peixes e frutos do mar, mas ainda nos queijos, nos embutidos e nas famosas laranjas vermelhas, produtos característicos da Sicilia. E, arrematando tudo, almoço típico no restaurante Nero d’Avola, do chef Turi, famoso por sua participação no CNN Travel Channel.

 

A Oceania Cruises, repetidas vezes premiada como a Melhor Cozinha do Mar, visita a Sicília em diferentes roteiros, entre eles na viagem de 12 dias do Riviera, de Veneza a Barcelona. Este cruzeiro que começa dia 25 de maio de 2019 sai de Veneza, de onde vai para Dubrovnik, Croácia; Kotor, Montenegro; Valletta, Malta e, na Itália, Taormina (Sicília), Amalfi/Positano, Roma (Civitavecchia), Florença/Pisa/Toscana (Livorno) e depois Monte Carlo, Mônaco; Toulon, França, terminando em Barcelona, Espanha, no dia 6 de junho.

Tarifa por pessoa, a partir de R$12.559 com oferta especial OLife Choice, que oferece a flexibilidade de personalizar a experiência de férias com Internet grátis, mais uma das amenities (por cabine) a escolher entre Free – 6 Excursões em Terra, Free – Pacote de Bebidas ou Free – Créditos a bordo de US$600.