O Grupo Marajoara está disponibilizando, em comemoração ao Dia do Chocolate, em seu portal e redes socais três receitas bem práticas para fazer um doce legitimamente brasileiro, fruto da união entre o chocolate e o leite condensado: o brigadeiro. “Vamos ensinar a fazer o brigadeiro de microondas, o brigadeiro frio e o brigadeiro tradicional”, explica Tauhana Porto, responsável pelas ações de marketing da marca.

foto divulgação

Antes de chegar ao continente europeu, o chocolate já era consumido pelas antigas civilizações Maias e Astecas, os povos originários das Américas, que consideravam o alimento sagrado.  Aliás, o nome científico do cacau, Theobroma cacao, quer dizer “elixir dos deuses”. Uma lenda Maia diz que foram entidades divinas teriam dado o chocolate à humanidade. Isso talvez explique um pouco do fascínio e da sensação de bem-estar que esse alimento proporciona às pessoas.

E em meados do século 19, quando foi inventado outro alimento também adorado pelas pessoas no mundo inteiro, o leite condensado, o chocolate encontrou um grande parceiro culinário. E aqui no Brasil essa parceria deu origem a um dos doces mais populares no país, o brigadeiro. 

Diz a história que a guloseima ganhou esse nome nas eleições de 1945, graças à campanha para Presidência da República do então candidato brigadeiro Eduardo Gomes, que tinha um slogan bem curioso: “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro.” Ele ganhou muito apoio de muitas mulheres, que começaram a fazer guloseimas, e entre elas o doce feito com chocolate em pó e leite condensado, e a iguaria ficou conhecida como o doce preferido do brigadeiro.


O chocolate além de cultura é bom para saúde também. Consumido moderadamente e num teor mais amargo traz benefícios como alívio do estresse, combate à ansiedade e a depressão e ainda é fonte de muita energia.