HPV e Câncer de Cabeça e Pescoço no Brasil é o tema do curso de educação médica continuada em cirurgia de cabeça e pescoço que a Associação Paulista de Medicina promove no dia 5 de julho, às 20h. Tema de defesa de seu doutorado, a dra. Raquel Ajub Moyses, cirurgiã de cabeça e pescoço do HC/FMUSP e doutora em clínica cirúrgica pela FMUSP, será a palestrante do encontro.

“O vírus HPV recentemente tem sido implicado como causador de câncer de cabeça e pescoço, especialmente em países desenvolvidos como os Estados Unidos, mas temos percebido que a incidência em nosso meio vem crescendo. O câncer de orofaringe, principal relacionado com o HPV, era habitualmente causado por tabagismo e etilismo, em indivíduos de uma faixa etária maior do que aqueles que têm o tumor relacionados com o HPV. Ou seja, o câncer de orofaringe relacionado ao HPV acomete indivíduos mais jovens e não fumantes, e muitas vezes com tumores maiores, já com metástases linfonodais, o que consiste em estágio mais avançado”, esclarece o dr. Antonio A. T. Bertelli, médico assistente da disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa de São Paulo e presidente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da APM. “Apesar disso, o prognóstico é melhor e a chance de cura é maior do que dos mesmos tumores causados pelo cigarro. Na verdade, a transmissão do vírus está provavelmente relacionada aos hábitos sexuais, já que é o mesmo que causa o câncer de colo de útero na mulher. Ainda não se sabe qual o papel da vacinação na prevenção deste tipo de câncer”, completa.

O Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da APM conta ainda com a participação dos drs. Dorival Carlucci, (FMUSP), Roberto Takimoto (UNIFESP) e Genival Carvalho (Ac Camargo Cancer Center), que também coordenam o evento. O curso pode ser assistido presencialmente ou via webtransmissão. As 19:30 será oferecido um welcome coffee aos participantes.   Para mais informações e inscrições, acesse www.apm.org.br.