A Associação Paulista de Medicina (APM) e o Global Summit Telemedicine & Digital Health apresentam para a mídia especializada,  no dia  4 de dezembro, pesquisa inédita sobre o comportamento do médico brasileiro frente às soluções em telemedicina e e-saúde. Presentes os presidentes dos Comitês Científico e Organizador do Global Summit, respectivamente Jefferson Gomes Fernandes e Antonio Carlos Endrigo, além do convidado internacional Robert Wah, Global Chief Medical Officer da DXC Technology.

Cerca de 1.000 médicos revelam, em questionário estruturado, com respostas via internet, se usam ou pensam em utilizar soluções digitais para a assistência aos pacientes. Eles opinam se os aplicativos e softwares serão mesmo imprescindíveis à inclusão em saúde e à resolução dos problemas em áreas remotas e periferias. E também se posicionam sobre consultas online, prescrição virtual e outras ferramentas já amplamente adotadas por países desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, por exemplo.

Outros pontos mapeados pela pesquisa são a disponibilização de informações dos prontuários em nuvem para racionalização dos investimentos e maior resolubilidade dos tratamentos.  Haveria mesmo a viabilidade de os pacientes fazerem seus próprios diagnósticos no futuro? O médico estaria em extinção ou só os que não se adaptarem aos novos tempos?  O que os médicos pensam sobre esses pontos serão divulgados igualmente.

No encontro especialistas levarão ao conhecimento dos jornalistas, os principais obstáculos à implantação das modernas ferramentas de telemedicina e saúde no Brasil, como por exemplo, os empecilhos legais e a falta de uma regulamentação adequada.  Na ocasião, vão divulgar dados sobre o quanto o meio ambiente poderá ganhar em caso da disseminação das soluções digitais para a assistência em saúde, além de números sobre iniciativas que já estão mudando a vida dos pacientes em diversos pontos do País.

O evento é uma  iniciativa do Global Summit Telemedicine & Digital Health, da Associação Paulista de Medicina, que, em abril de 2019, trará ao Brasil algumas das principais autoridades da área no mundo, como Daniel Kraft – Singularity University (USA), Pini Ben-Elazar – Mor Research Applications (IL), Luis Lapão – Universidade Nova de Lisboa (PT), Frank Lievens – International Society for Telemedicine and Health (BE) e Tobias Zobel – Erlanger University (DE).