Florian Wiesinger, de Viena e Christian Tanzler, de Berlim receberam no Sky Hall Terrace Bar, em São Paulo, para falar das novidades  que os destinos estão oferecendo para o Brasil, que continua sendo o principal mercado emissor na América do Sul.

Florian Wiesinger,  do Turismo de Viena foto Tânia Müller

Christian Tanzler, do Visit Berlin foto Tânia Müller

 

 Em 2018,  Berlim recebeu  mais de 13,5 milhões de pessoas, aumento de 4,1% em relação a 2017. O número de pernoites aumentou 5,5%, para 32,9 milhões. Desse total, 5,4 milhões eram de visitantes do exterior (+ 5,9%) que ficaram 15,1 milhões de noites na cidade (+ 7,9%). Os brasileiros registraram pouco mais de 65 mil chegadas (-7,5%) e 222 mil pernoites (-$%).

Viena registrou 7,5 milhões de chegadas, crescimento de 6% em relação a 2017. Foram 16,5 milhões de pernoites (+6%), e cerca de 80% destes foram contabilizadas por visitantes internacionais. O número de brasileiros ficou em pouco mais de 52 mil chegadas e 132 mil pernoites.

 

 Segundo Christian Tanzler,   Berlim  ganhará um novo aeroporto internacional  em outubro 2020, trata-se -se do Willy Brandt , ou o BER  que  custou  6,5 bilhões de euros , agora a  cidade trabalha no projeto Connect 25 para buscar novos voos e parcerias aéreas para o aeroporto de Brandemburg, inclusive para o Brasil.

  

Celebração dos 100 anos da Bauhaus: mais que arquitetura e design Trata-se  de uma das escolas de arquitetura, arte, fotografia, teatro e design mais influentes de todo o século XX celebra em 2019 o seu 100º aniversário: a Bauhaus. Por toda a Alemanha, inúmeros eventos convidam o público para esse grande jubileu

 

Do calendário de eventos desse ano em Berlim, destacam-se o 250º aniversário do mundialmente famoso geógrafo Alexander von Humboldt e a inauguração do prédio que leva o seu nome, o Humboldtforum, no dia 14 de setembro

 

 MICE – Em 2018, Berlim recebeu cerca de 143.390 eventos com 12 milhões de participantes, crescimento de 2,3% nos eventos e 2% no número de participantes e dormidas. O faturamento do segmento ficou em 2,63 bilhões de euros, mais de 100 milhões ante acima do resultado de 2017. Nos últimos cinco anos, Berlim foi classificado entre os cinco principais destinos atrás de Barcelona, Paris e Viena.

  

 Em 2019, com o 30º aniversário da queda do muro, Berlim estará organizando um evento global que deverá atrair mais de um milhão de visitantes para a cidade.  Ainda em julho deste ano começa a funcionar a James Simon Gallery,projeto de David Chipperfeild  Arquitetura,que será uma galeria nova na ilha dos museus.  Uma  integração dos museus, que a partir de agora terá uma entrada única. O visitante entra pela James Simon e consegue comprar ingresso para todos o complexo de museus

 

  Já em Viena, segundo Florian Wiesinger, a cidade volta a receber o EuroPride em 2019. O evento acontece entre 1 e 16 de junho e deve atrair mais de 1 milhão de pessoas em mais de 30 eventos que acontecem no período. m destaque especial será a Conferência EuroPride 2019. De quarta-feira, 12 de junho a sexta-feira, 14 de junho, a maior conferência LGBTIQ na história austríaca acontecerá sob a égide do presidente austríaco Alexander van der Bellen.    

Em 2017 o Convention Bureau de Viena registrou a realização de 802 Congressos Internacionais. A metrópole de eventos Viena esteve em 2017 em 2º lugar no ranking mundial de realização de eventos da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).os ao ar livre sem precedentes.  

  Em 2019, a Wiener Staatsoper celebra seu jubileu de 150 anos com nove estreias. O destaque da nova temporada fica por conta da apresentação de “Die Frau ohne Schatten” (A mulher sem sombra), de Richard Strauss, em 25/05/2019, no aniversário da inauguração oficial da Staatsoper

 No segundo semestre de 2019, os museus de Viena voltam a apresentar mostras altamente recomendáveis – de Albrecht Dürer a Maria Lassnig e Richard Gerstl, passando por Caravaggio e Gianlorenzo Bernini.

De 4 a 10 de novembro, a capital alemã celebra o jubileu de 30 anos da Revolução Pacífica e da queda do muro de Berlim com um grande festival; nesse período, a cidade se transformará em um centro de exposições e de eventos ao ar livre ..