O ingrediente mais valioso da perfumaria é conhecido de diferentes formas ao redor do mundo. Proveniente do Sudeste Asiático, o Agarwood, Aleoswood, Gaharu ou simplesmente Oud é um óleo extraído da resina da rara madeira de ágar, e é amplamente utilizado como base da perfumaria árabe. Especialista em aromas orientais, a loja Al Zahra , que fica na rua Dr. Melo Alves, 490, em São Paulo,possui uma seleção de fragrâncias e incensos com essa nota intensa, amadeirada e quente na composição.

 

Lady Oud, da Al Zahra, possui notas de açafrão, canela, patchouli, rosa, âmbar e oud – R$ 800

No passado, a madeira de ágar era usada na medicina como um poderoso anestésico. Com o tempo, notou-se que a árvore, quando danificada, era atacada por fungos e parasitas e se tornava escura, repleta de uma resina altamente aromática, que penetrava na madeira. O Oud é extraído dessa substância por meio de um processo de destilação e quanto mais velha a árvore e mais madura a resina, melhor a qualidade do óleo.

 

Sinônimo de “ouro líquido”, o Oud tem no mercado valor estipulado em R$ 126 mil o quilo. Cada vez mais raro, ele pode ser aplicado diretamente na pele, já que não é irritante, ou adicionado na composição de uma fragrância. Na maioria das vezes, aparece nas notas de base, como é o caso do Lady Oud, da Al Zahra, e no coração, como o Dhenal Oud Muneeb, da Asgharali.