Marcelo Nicolau, Secretário de Turismo interino(SETUR) e Secretário da Cultura , representando o prefeito do Guarujá, Valter Suman,  o executivo Jairo Nobre, presidente da ACEG- Associação Comercial e Empresarial do Guarujá, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR -Lourival De Pieri ,  que é Managing Director & General Manager do Casa Grande Hotel Resort & Spa, um  5 estrelas, localizado na praia da Enseada, que tem o selo internacional LVX da Preferred Hotels e Resorts,   receberam no Boulevard do hotel para falar desta 10° Festival Gastronômico de Guarujá, que integra o calendário oficial de eventos da cidade e acontece até o próximo 27 de julho, apresentando gastronomia de 16 restaurantes, sendo 11 instalados no local. Presentes: a culinária caiçara, pratos da cozinha japonesa, portuguesa,italiana, alemã, tailandesa,   de diversos restaurantes  e de outros cinco nos seus respectivos endereços, oferecendo pratos especiais feitos especialmente para esta edição. A expectativa é de que até o final do evento, cerca de 30 mil pessoas passem por lá.

Segundo Jairo “ Neste ano estamos com este formato novo de evento. O Guarujá é um quintal da capital. Não se encontra um prato que represente a cidade de São Paulo, onde a  gastronomia é diversa. Assim nós recebemos este público abrangente. Aqui além da comida caiçara, brasileira,  estamos trazendo oito países, entre eles: Estados Unidos Perú, etc .”

Luiz Henrique Miranda da Amigo Comunicação Integrada, Lourival De Pieri, Jairo Nobre e Marcelo Nicolau, foto Tânia Müller

“ O festival traz o guarujaense para que experimente de uma forma mais acessível os pratos em um único lugar. No Boulevard, o evento conta com apresentações ao vivo, de quinta-feira a domingo, a partir das 20 horas. As crianças não foram esquecidas, enquanto seus pais apreciam a gastronomia, elas podem ir no parque de diversões e aproveitar as atividades recreativas desenvolvidas no local “ disse Lourival

 

Para o Secretário Municipal Marcelo Nicolau, o Guarujá está sendo reformulado. ” Assumimos a prefeitura a dois anos e meio, transformando a cidade na direção de um turismo melhor. Iluminamos toda a orla. Na praia do Tombo,única praia do litoral sul paulista com certificação internacional “Bandeira Azul”, que está indo para a sua 10ª certificação,  acabou de ser entregue. Estamos contando com uma atração cultural em todos os finais de semana e feriados no pôr do sol, com música clássica, no Mirante da Campina, conhecido como Morro do Maluf.” explicou

Sobre o  primeiro aeródromo que a prefeitura está viabilizando depois de mais de duas décadas de espera” Desde que o prefeito assumiu, buscou com suas licenças ambientais  junto ao SPU,   as suas regularizações. Antes  a construção era para  um aeroporto de pequeno porte que mudou para um aeródromo, que é muito  menor, possibilitando assim  um investimento menor. Como a Base Aérea de Santos foi desativada para seus voos, lá ficaram galpões e o novo comandante tenente- coronel aviador Francisco José Formaggiodisponibilizou que estes espaços públicos sejam usados   pelos passageiros, como o  check in  e  check out.  Assim, todas as outras autorizações que seriam para a construção,  já não serão mais necessárias. O que faltava era o chamamento para a licitação pública, que já foi feito e disparado no Diário Oficial do Município e que se encerra no próximo dia 16 de agosto.  Existem já dois interessados que são. Azul e a Gol . O ganhador terá que fazer um investimento de R$ 3 milhões, para a viabilização do mesmo ” concluiu.

A ideia é que no  final do primeiro semestre de 2020, seja possível ver aeronaves decolando e pousando no novo  aeródromo. Prevê-se  também a  construção de um píer para embarcações, que facilitará o acesso de quem chega pelo Terminal Giusfredo Santini, no Porto do lado de Santos. A previsão é de que sejam criados, inicialmente, 700 postos para a execução da obra e mais 1.500 empregos entre diretos e indiretos no período de operação. 

Chef Santiago com Alexandre Leite do restaurante Alcide’s foto Tânia Müller

Durante o festival, fui recepcionada no restaurante Alcide’s ,  por Alexandre Leite proprietário, filho dos fundadores Alcy e Marilda.Na ocasião  pude experimentar o prato do festival, um filé de badejo com camarões e arroz á provençal. Muito bem servido para duas pessoas a R$138. Para o Chef Santiago, o prato é uma releitura do camarão a provençal oferecido no restaurante .

foto Tânia Müller

Vale a pena conferir!