A Adria, uma das principais marcas de massas, torradas e biscoitos do país, sugere o preparo do Penne com Bacalhau desfiado ao creme de cebolas e vinho branco. Além de trazer um sabor marcante para o prato, o bacalhau está ligado à tradição de prosperidade.

Já a massa fica por conta do Penne Grano Duro, massa premium feita com um tipo de trigo especial que, após o cozimento, deixa a massa naturalmente al dente, ou seja, soltinha e macia, porém resistente à mordida.

Dica do chef: compre bacalhau demolhado e limpo ou deixe de molho coberto com água por no mínimo 12h, trocando cerca de 3 vezes a água (dentro da geladeira). Cozinhe em água nova até ficar macio, depois escorra e desfie. É importante que você faça isso para retirar o excesso de sal do peixe.

 

Ingredientes:

Molho Branco: 3 colheres (sopa) de margarina (60g) 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g) 1 e meia xícara (chá) de leite (360ml) Meia xícara (chá) de creme de leite (120ml) Sal e Noz-moscada a gosto

Refogado de bacalhau: 6 colheres (sopa) de azeite (90ml) 3 cebolas grandes cortadas em gomos finos (450g) 650g de bacalhau demolhado, limpo, cozido e desfiado Meia xícara (chá) de vinho branco seco (120ml) 6 colheres (sopa) de azeitona verde picada grosseiramente (90g) 1 pacote de macarrão tipo Penne Adria Grano Duro (500g)

Modo de Preparo:

Molho Branco: Derreta a margarina e junte a farinha. Cozinhe, mexendo sempre, até obter uma pasta ligeiramente dourada (cerca de 1 minuto). – Abaixe o fogo e acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre, até dissolver a pasta completamente. – Junte o creme de leite e continue o cozimento até começar a encorpar levemente (o molho não deve ficar encorpado). Tempere com sal e noz-moscada. Reserve.

Refogado de bacalhau: – Refogue a cebola no azeite até começar a dourar (cerca de 10 minutos). – Junte o bacalhau e refogue demoradamente. Acrescente o vinho e refogue até evaporar. Junte a azeitona e o molho branco. Tempere com sal se necessário. Reserve. – Cozinhe o Penne Adria Grano Duro conforme recomendação da embalagem. Escorra a massa e envolva-a no molho bem quente. Sirva em seguida.

Rendimento: 5 a 6 porções Tempo de Preparo: 20 minutos Tempo de Cozimento: 30 minutos Variação: Substitua o bacalhau por haddock ou salmão.