Abriu hoje  a edição  Inspiramais Verão 2019 , no Centro de Eventos Pro Magno,  Casa Verde, em São Paulo. O evento conta com o  apoio e a participação da ABVTEX e varejistas associadas em palestras sobre sustentabilidade.Em meio a novos hábitos de consumo, as organizações e a sociedade vêm amadurecendo o debate sobre responsabilidade social. Apesar de mais recentes no Brasil, as questões em torno da sustentabilidade na moda são priorizadas por varejistas, diante de consumidores mais conscientes e exigentes.

 

“É notável o empoderamento do consumidor, que vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de escolhas e dos impactos do seu consumo. Por isso, é que as varejistas associadas à ABVTEX trabalham para garantir a qualidade da origem do produto oferecido nas lojas”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil.

 

O Brasil lidera vários rankings que reafirmam esta tendência ao consumo consciente, como o estudo internacional encomendado pela Unilever, realizado em 2017, que revela que 85% dos consumidores brasileiros preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente. Estas mudanças no comportamento do consumidor traçam o caminho à construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Neste sentido, a ABVTEX mantém a iniciativa de promover o fornecimento responsável na cadeia de produtos de moda do País, por meio do Programa ABVTEX, esforço setorial que desde 2010 reúne as principais empresas varejistas presentes no Brasil.

 

Em 7 anos de existência, o Programa já realizou mais de 25 mil auditorias em confecções e seus subcontratados para verificação das boas práticas e do não uso de mão de obra análoga à escrava na produção de artigos de vestuário e calçados. São números que impressionam pela magnitude. Em 2017, foram 3.983 empresas certificadas. Estas empresas certificadas são originárias de 643 municípios, em 18 Estados, e representam mais de 321.781 mil trabalhadores diretos na produção.

 

“A iniciativa vem criando um novo ambiente nos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade social entre o varejo e seus fornecedores, em benefício de toda a cadeia formada pelas redes varejistas, fornecedores e um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com a forma com que são produzidas as peças de roupa e calçados que utiliza”, ressalta.

 

O objetivo do  programa é ajudar as empresas signatárias a monitorar e qualificar, de maneira estruturada e integrada, a cadeia de fornecedores do setor têxtil, a fim de disseminar as boas práticas e combater o uso do trabalho análogo ao escravo nas confecções. Criada e desenvolvida a partir de discussões intensas que envolvem representantes das redes varejistas, entidades ligadas à indústria têxtil e de confecções, ONGs (como o Instituto Ethos) e órgãos governamentais, o processo de certificação estimula o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento ética e responsável para a evolução do setor de varejo de moda no País.

 

 

Os empresários da indústria de confecção observam que o aumento de produtividade e qualidade de produto garante o retorno positivo dos investimentos para a certificação; percebem avanços significativos e fundamentais para a sustentabilidade dos seus negócios; e melhoria no relacionamento com os varejistas. A maioria reconhece os valores atrelados à iniciativa do varejo e afirma que recomenda a certificação a outras empresas do setor.