A ABF – Associação Brasileira de Franchising acaba de eleger os novos membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2019-2020 Conforme estabelece seu Estatuto, cabe ao Conselho Diretor implantar as ações que visam cumprir a missão da ABF, isto é, promover o desenvolvimento do franchising brasileiro nacional e internacionalmente, além do fortalecimento institucional da entidade. Já o Conselho Fiscal é responsável por analisar e fiscalizar as contas e ações da entidade A presidência da entidade no período será exercida por André Friedheim. Máster-franqueado da rede Café do Ponto, Friedheim assumiu a vice-presidência da Associação neste ano de 2018, o último da gestão de Altino Cristofoletti Junior.

Atuante na ABF há mais de 12 anos, o executivo foi também diretor internacional da entidade nas duas últimas gestões e, anteriormente, respondeu pela diretoria de Marketing. Já a vice-presidência ficará a cargo de Antonio Moreira Leite. Sócio-fundador e CEO da rede Spoleto, Leite é graduado em Economia e possui MBA em Marketing pela PUC Rio, além de especialização na IE Business School.

Foram anunciados também os nomes dos diretores regionais, que exercerão suas funções pelo mesmo período , o novo presidente da Comissão de Ética, Jae Ho Lee, e o novo diretor executivo, Marcelo Maia que assume o cargo a partir deste mês. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maia foi secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) de 2015 a 2018, e acumula mais de 20 anos de experiência no setor de varejo. O executivo possui, ainda, especializações em Finanças e Administração pela Universidade da Califórnia em Berkeley, especialização em Direito Econômico pela FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC e concluiu Mestrado em Estratégia e Liderança na London Business School. Para o novo presidente da ABF, “Maia é um executivo que alia grande experiência nos setores público e privado, com ênfase no varejo, e esta experiência, sem dúvida, contribuirá muito com o trabalho desenvolvido pela ABF”.