Na próxima sexta-feira (29), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) lançam o programa Rumo à Indústria 4.0. O seminário de lançamento será realizado das 9h às 12h, no prédio da Federação, em São Paulo.

 

Estarão presentes na abertura o presidente da ABDI, Guto Ferreira; o vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho; o coordenador do Grupo de Trabalho da Indústria 4.0, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Rafael Moreira; e o diretor técnico do Senai-SP, Ricardo Figueiredo.

 

O programa  visa a difundir o conceito e as tecnologias da Indústria 4.0 junto às indústrias, definir o nível de maturidade das empresas brasileiras segundo um modelo de avaliação proposto pela ABDI e definir a trajetória mais adequada para alcançar projetos e ações com tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Fruto de uma parceria entre a ABDI e a Fiesp, o programa prevê a realização de quatro workshops, ainda em 2017: Campinas (26/10); São Paulo (07/11); ABC – São Caetano do Sul (09/11); e Ribeirão Preto/Sertãozinho (28/11).

 

Segundo o presidente da ABDI, Guto Ferreira, as empresas precisam se preparar para a quarta revolução industrial. “Aplicar o conceito da indústria 4.0 é condição inegociável para a competitividade do setor produtivo brasileiro. Por isso, são urgentes a disseminação desses novos conceitos e a capacitação das indústrias que representam setores transversais e estratégicos, indutores de produtividade e de inovação”, adiantou Ferreira, ao mencionar o esforço da ABDI e da Fiesp na formatação do programa.

 

O gerente de Planejamento da ABDI, Bruno Jorge, será um dos moderadores do debate previsto para o encerramento do seminário.