Em sua sexta edição na capital paulista, o Encontro de Profissionais do Turismo, promovido pela jornalista Cristina Lira, recebeu,  no Tryp São Paulo Jesuino Arruda Hotel, o presidente do Conselho Administrativo da Associação de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Edmar Bull. “Fico muito feliz em participar deste evento pela primeira vez. Estou surpreso com a quantidade de pessoas aqui presentes e, principalmente, com a qualidade dos convidados”, elogiou o executivo.

Edmar Bull fez uma breve apresentação aos convidados do trade paulista sobre sua trajetória de 47 anos dedicados ao setor de turismo. O empresário recordou suas passagens pelo Favecc, que se transformou na Abracorp, e na Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), onde ocupa atualmente o cargo de vice-presidente na entidade nacional e na setorial paulista. “Hoje, estou em meu segundo mandato na Abracorp, que reúne 30 associados e 8.400 funcionários. Nossa gestão é marcada pela otimização de processos, investimentos em tecnologia, treinamento e capacitação. Temos que correr junto com a tecnologia, senão ela nos passa”, acredita o presidente.

O executivo aproveitou a oportunidade para apresentar os dados recentes sobre o crescimento do setor corporativo, de acordo com levantamento promovido pela Abracorp relativo às vendas no primeiro semestre de 2015. Segundo ele, houve um crescimento médio de 7,8% em relação às vendas dos associados, na comparação com o mesmo período do ano anterior. “Sentimos que há muitas oportunidades para o segmento de receptivo em São Paulo. Com a crise, vem a necessidade de se promover mais eventos para atrair novos consumidores e, atrelado a isso, desenvolve-se toda uma rede de serviços, como transporte, hospedagem, alimentação etc”.

O convidado também pontuou alguns segmentos que sofreram um desempenho inferior ao ano anterior, como a queda de 3,6% nas vendas relativas aos meios de hospedagens nacionais e de 2,7% no número de reservas. “Esses valores explicam-se muito devido à melhoria da malha aérea. Com o aperfeiçoamento e a melhora na quantidade de voos e atendimento a novos destinos, muitos executivos optam pelo bate-e-volta para economizar, o que não era possível anteriormente”, explica Bull, que também pontuou como bastante positivo o setor de locação de veículos, que cresceu 34% no período. “A cada dia, novos mil CNPJs são criados. Essas empresas que se constituem diariamente são uma grande oportunidade para nós, do segmento corporativo”, conclui.