O DW! chega à sua 6a edição como o maior evento do gênero na América Latina, e um dos cinco maiores do mundo, e conta com  cerca de 300 eventos em 120 lugares da cidade de São Paulo.

Segundo Lauro Andrade, fundador da Summit Promo e idealizador do DW! e da feira High Design Expo, o evento é muito mais do que um momento de celebração. É principalmente  uma chance de disseminar a importância do design como ferramenta  de resolução de problemas, agente de desenvolvimento econômico- -social e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Três valores fundamentais do design são abordados durante o DW! :  a transversalidade, com seu poder de integrar criatividade, tecnologia e estética, o segundo ponto é sua capacidade de induzir à inovação, agregando valor a produtos e serviços, e o terceiro: o design é um instrumento de decodificação de tecnologias para o usuário final. “A soma desses fatores é condição indispensável à inserção de marcas e produtos ‘made in Brazil’ num mercado cada vez mais competitivo”, afirma Lauro, que informou que o DW! 2018 já tem data marcada. De 28 de agosto a 02 de setembro.

O DW! 2017 começa no próximo  dia 6 de agosto, ás11h, com a inauguração da revitalização do canteiro central da avenida Brasil.Por iniciativa de Paulo Bacchi da Artefacto Beach & Country, em parceria com a Prefeitura Regional Pinheiros, 14 paisagistas renovaram os jardins entre as avenidas Rebouças e Nove de Julho. A curadoria é de Angelo Derenze.

Os cerca de 2 km que separam essas duas grandes vias foram divididos em 12 áreas, que ganharam, cada uma, uma identidade diferente. Os paisagistas tiveram liberdade para definir suas próprias intervenções, escolhendo novos desenhos e espécies.

Por estar compreendido entre os dois sentidos da av. Brasil, com tráfego intenso de carros 24 horas por dia, o canteiro não pode ter espécies delicadas. “A terra ali fica tão seca quanto um deserto. Poucas vegetações suportam aquele microclima”, conta Michel Farah, da Farah Service, empresa responsável pela realização.

O paisagista Gilberto Elkis, com mais de 30 anos de experiência, optou por plantar uma variedade de capins, com vários tons de verde, no trecho entre as ruas Guadalupe e Venezuela. A intenção é que a passagem dos carros acione o  movimento da vegetação, estabelecendo a interação entre esses vaivéns.

 

Já Ana Paula Magaldi, há 20 anos no mercado corporativo e residencial, desenhou um caminho negativo entre as ruas México e Peru. O caminho é delineado por espécies como pandanus, grama preta, dracena tricolor, clúsia, resedá e agave filamentosa.

Além de Elkis e Magaldi, também participaram os paisagistas Daniel Nunes, Elaine Kalil e Maurício Ferre, Gigi Botelho, Gil Fialho, Marcelo Faisal, Marcelo e Rafaela Novaes, Maurício Prada, Ricardo Cardim, Ricardo Pessuto e Roberto Riscala.

A iniciativa, apoiada pelo DW!, acontece dentro do contexto do projeto Cidade Linda. Os paisagistas doaram seus serviços para a Prefeitura de São Paulo, e a manutenção dos jardins continuará sendo patrocinada pela Artefacto. A ideia é que, nos próximos meses, o projeto seja estendido até o parque Ibirapuera.