A 6ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) está chegando com uma programação intensa e diversificada que vai contemplar toda a cadeia produtiva. De 7 a 9 de novembro, o Expominas, em BH, será palco para uma série de eventos simultâneos, como palestras, seminários, cursos, workshops e concursos. Entre os destaques, está o DNA Café, seminário internacional sobre as tendências e desafios para o setor que abrirá a SIC e será direcionado para iniciantes, cooperativas, produtores, torrefadores, traders de café, classificadores, empresários, proprietários de cafeterias e baristas.

“O DNA Café é um evento simultâneo que inaugura a SIC e traz profissionais relevantes para palestrar sobre o mercado nacional e internacional com informações atualizadas do setor. Este ano, novamente, teremos referências para o café que indicarão as tendências e caminhos em temas de importante debate, como consumo mundial e comercialização de cafés especiais”, destaca Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora e um dos realizadores da SIC.

Entre os destaques está a palestra magna sobre os próximos passos da economia brasileira, ministrada pelo economista e professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Samy Dana. A programação que vem a seguir passeia pelas principais dúvidas e curiosidades de quem está no dia a dia da produção de uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mas não é um passeio superficial, as discussões se aprofundam e trazem informações relevantes para as diferentes práticas, sempre de olho no mercado.

Um exemplo é o painel sobre os “Cinco Mercados Mundiais mais Promissores Quando o Assunto é Café”, liderado por Angélica Salado (Analista Sênior de Pesquisa da Euromonitor International). O palestrante José Sette (Diretor Executivo da Organização Internacional do Café – OIC), é uma das grandes atrações pela relevância da OIC no mundo e vai abordar as “Perspectivas de Produção e Consumo no Mundo: arábica, conilon e especiais”.

O consumo de cafés especiais cresce cinco vezes mais no Brasil do que o de café convencional. De olho neste cenário promissor, foram idealizados dois painéis internacionais.

 

  • “Mercado – O que se entende por café especial?”, moderado por Fabrício Andrade (SanCoffee), com a participação dos palestrantes Trish Rothgeb (CEO e Mestre de Torra da Wrecking Ball Coffee Roasters, Estados Unidos) e de Margarete M. L. Volpato (Pesquisadora da Epamig), que vão abordar aromas e sabores do café e aspectos da geografia dos cafés especiais de Minas.
  • Tendência de Processamento e Comercialização de Cafés Especiais”, com a presença de Mariana Proença (diretora da Revista Espresso) como moderadora. Os palestrantes serão Henry Wilson (fundador do Perfect Daily Grind) e Sasa Sestic (fundador da ONA Coffee e Campeão Mundial de Barista 2015), que vão falar sobre “Marketing para Cafés Especiais” e “Fermentação, Sabores e “Aromas Exóticos: Modismo ou Tendência?”.