As tradicionais Festas Juninas estão chegando e, devido ao COVID-19, as comemorações deste ano foram afetadas, porém nada impede que você consuma o amendoim, seja salgado, ou como doce : paçoca ou pé de moleque. Trata-se de um produto fruto do agro paulista, que é responsável por 90% da produção nacional e abriga parte importante dos demais elos da cadeia de produção.


Ubiracy Fonsêca, presidente da ABICAB foto divulgação

  Segundo a ABICAB -Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas O cenário imposto pela pandemia da Covid-19 é bastante complexo para todos os setores. No caso do amendoim, contudo, é importante destacar que a safra 2019/2020 está atingindo patamares recordes, com estimativa de atingir 557,3 mil toneladas, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Apesar dos desafios, as exportações do produto seguem ocorrendo, tendo registrado 30,1 mil toneladas de amendoim in natura e 1 mil toneladas de amendoim processado no primeiro trimestre de 2020, segundo informações do sistema ComexStat, do Governo Federal.

Com relação aos produtos de amendoim no período de festas juninas, ainda não é possível precisar impactos, visto que as regras sobre os tipos de estabelecimentos que podem ou não abrir variam entre municípios e estados e já estamos em fase de flexibilização do isolamento social em algumas regiões. O cenário é dinâmico e, por isso, a Abicab e seus associados estão monitorando a situação de perto.

É importante destacar que os festejos juninos contemplam um período e não uma data específica, por isso, há uma grande flexibilidade para que as celebrações sejam estendidas. Além disso, as indústrias de amendoim já se organizaram para ampliar as opções de acesso aos produtos pelo consumidor, a partir de canais de venda online.

  O amendoim, além de  possuir  uma quantidade significativa de proteínas, aproximadamente 25% da sua composição é proteica, o que o coloca como uma excelente estratégia na alimentação de adultos e crianças, segundo nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

  Ele é um alimento rico em ácidos graxos poli-insaturados, considerados gorduras boas, responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, juntamente com o resveratrol, substância natural presente no amendoim em alta concentração. Além disso, uma porção de 30g de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e alto teor de Zinco, que  o fazem um excelente aliado à saúde, colaborando também na prevenção de câncer, envelhecimento precoce e anemia. Além de auxiliar na manutenção da saúde muscular e reduzir os riscos de má formação fetal. Mas atenção, o armazenamento do amendoim é um fator importante para determinar a qualidade do produto. Quando exposto ao calor e à umidade, ele pode ser contaminado por um fungo produtor de aflatoxina, substância causadora de graves intoxicações no organismo humano.