A 4ª edição do Organic Food Fest, criado pelo empresário alemão Matthias Börner,  que acontece até o dia 19 de junho, em 30 restaurantes badalados do eixo Rio-SP e está reunindo  mais de 120 receitas inéditas e sustentáveis, traz como proposta  saúde, sabor e frescor.

O festival é o único gastronômico à base de orgânicos do Brasil com a proposta de incentivar uma alimentação saudável e um consumo sustentável. Para criar uma verdadeira opção sensorial e gustativa, os chefs criaram  um menu-degustação exclusivo em 3 tempos com, pelo menos, metade dos ingredientes de origem orgânica, proveniência agroecológica ou de pequenos produtores.

Os menus tem preço fixo de R$ 55 ou R$ 88 (por pessoa), dependendo da escolha da casa. Bebidas e 10% de serviço à parte.

Bela Gil, conhecida como  grande defensora da culinária natural e da cozinha de qualidade todo dia, na mesa de todos, é uma das grandes estreias do Off nesta edição. Ela está participando com  menus exclusivos nos restaurantes da Bela, nos hotéis de luxo da rede americana Best Western, no Arpoador e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, as casas Attimo, Antonietta Cucina, Badaró Morumbi, Banana Verde, Bananeira, Bar da Dona Onça, Bossa, Canvas Bar e Restaurante, Chez Vous, Clos Restaurante, Condessa Bistrô, Comedoro, Félix Bistrot, Jacarandá, Mercearia do Conde, Sarrasin, Sassá Sushi, Sympa e Wheat Organics Biopadaria são alguns dos participantes desta edição, que adaptaram seus menus de base orgânica para atender às regras do festival. No Rio de Janeiro, participam: Amélie Creperie, Bottega Del Vino, Duo Trattoria, Espírito Santa, Fazenda Culinária, Mensateria, .Org Bistrô e os restaurantes Da Bela.

Para ser orgânico, o produto não pode ter recebido adubo químico, agrotóxico, hormônio, antibiótico, insumo geneticamente modificado, radiação ou qualquer aditivo sintético. Na maioria dos casos, em edições anteriores, os chefs bateram as metas mínimas e conseguiram apresentar pratos de 80 a 100% orgânicos.

 

A 4ª edição do Organic Food Fest tem o patrocínio da Karsten, uma das maiores empresas brasileiras no segmento de cama, mesa, banho e tecidos decorativos, Korin, empresa brasileira de produtos orgânicos e sustentáveis, especialmente carnes, Feira Biodinâmica, Mirella, PanoSocial, Terra Frutas e Wewi. O apoio é de Bee Balm, 3 Corações, Fazenda Tamanduá, FinoCoco, Jasmine, Mãe Terra, Poder da Terra, Vinecol e Zucca e o apoio de mídia de Band FM, Elemidia, Itaú Cinemas e Kallas.