O  bicampeão mundial de surfe pela World Surf League (WSL) Gabriel Medina, é a estrela da nova campanha de marketing da Audi do Brasil, cujo foco é anunciar condições extraordinárias para compra de diferentes modelos da fabricante. São três filmes de 30” e dois de 15” com veiculação em TV paga, mídias eletrônicas e mídias sociais .“Quando iniciamos as conversas para uma campanha de varejo, tínhamos uma visão muito clara de que precisávamos de algo especial e que trouxesse inovação, uma das principais características da marca. Daí a escolha por um termo alemão, que reforça nosso posicionamento no segmento premium e reitera nosso DNA exclusivo”, afirma Cláudio Rawicz, diretor de comunicação da Audi do Brasil.

Nas peças, Medina e os outros participantes simulam um teste de gravação em que tentam pronunciar a palavra alemã “Außergewöhnlich”, que significa “extraordinário”. Em um dos vídeos, após diversas tentativas de acertar a pronúncia correta no idioma e com a ajuda do Google Translate e do narrador do vídeo, aparecem as condições extraordinárias de diversos modelos da marca. Para finalizar, o slogan da campanha: “Audi Außergewöhnlich. Difícil de falar. Fácil, fácil de sair de Audi”.

 

Os cinco vídeos trazem Medina em situações diferentes tentando pronunciar a palavra extraordinário em alemão e, obviamente, tendo dificuldades. Em um deles, o surfista aparece falando o texto apenas mexendo a boca, sem voz, sendo dublado por um alemão que fala português trocando os artigos e terminações. Quando ele termina, Medina pergunta se dá para perceber que não é ele que está falando. O diretor responde: “dá nada”.

 

Para Márcio Avólio, gerente de marketing da Audi do Brasil, “o conceito criativo alia três pilares de comunicação da marca: uso do embaixador, tom bem-humorado e o DNA alemão usando uma palavra que pode parecer estranha no começo, mas sua força e sonoridade tem potencial de alto engajamento nas redes sociais”.