Álvaro Batista Camargo Júnior,  assistente de direção da Oficina Comercial do Chile no Brasil, recebeu ao lado do chileno Denees Naim Bou, para uma almoço harmonizado com Pisco da BouBarroeta. Cl, no restaurante Dalva e Dito, nos jardins em São Paulo.

Denees Naim Bou e Álvaro Batista Camargo Júnior foto Tânia Müller

Na pauta os maravilhosos piscos da região de Atacama, da Viña El Rosario, perto de Alto del Carmen e no coração do Vale do Huasco, que ainda não estão no Brasil. Eles já podem ser encontrados na Argentina, nos Estados Unidos e na Espanha. Segundo Álvaro , do Pro-Chile, a vinda de Dennes ao Brasil, é para prospectar importadoras para que se torne viável  a vinda da Boubarroeta, uma das principais destilarias familiares com produção anual de 60.000 garrafas, ao nosso país.

foto Tânia Müller

O pisco é produzido a partir da destilação do mosto fermentado de uvas.  A classificação da graduação alcoólica é feita pelo  sistema ABV (alcohol by volume/álcool por volume), onde é medida a quantidade de álcool presente em 100 mililitros da bebida, que pode ser graduada entre 30 graus e 50 graus ABV. A família Bou Barroeta produz pisco desde 1922, mas foi apenas em 1985 que Francisco Bou Barroeta decidiu comercializar a bebida, batizando  os mesmos com o nome de suas filhas, Romanet e Luxstelle. Depois criou o pisco Maria’s em homenagem a todas as mulheres; o pisco A Mis Netas para celebrar a chegada da nova geração; e o pisco Cofradía em homenagem à confraria La Hermandad de la Costa, do qual era membro e Noor

Segundo Dennes, o processo de produção começa nos meados da estação de verão, quando a temporada das uvas estão prontas para a colheita. Em seguida são colocadas em uma máquina trituradora , que separa o bagaço do suco, que permanece em recipiente onde se inicia o processo de fermentação, que é ultra controlado. Quando pronto, é transferido ao alambique para ser destilado.

São utilizados dois tipos um para aquecer  e o segundo para alcançar 100 graus celsius. Terminado este passo vai para  recipiente construído em Raulí, de barril americano ou aço inoxidável, onde se começa o processo de guarda.Nos barris de madeira podem ficar de 3, 4 a 9 anos , impregnando calor, aroma , uma cor dourada e um sabor especial. Com este processo nascem Noor, Romanet, Luxstelle e Cofradia

A guarda feita nos barris de aço inoxidável por 12 meses, dão vida aos piscos frescos e transparentes A Mis Netas e Maria’s . Depois de um tempo é colocado em outro tanque, onde se controla o álcool desejado. Terminado este passo, vai ser envasilhado á mão e etiquetado.

 

Confira quem passou por lá by Tânia Müller