Entre os dias 6 e 8 de março, das 13 às 20 horas, a cidade de Novo Hamburgo/RS  recebe a 42ª edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). A grande novidade para esta edição do evento é o Fórum Fimec: Moda e Negócios, pensado especialmente para fornecer informação e capacitação de qualidade ao setor coureiro-calçadista. O evento acontece em paralelo  e contará com palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais do setor calçadista.

Idealizamos esse projeto para trazer conteúdo qualificado para os visitantes da feira, através de profissionais com cases e histórias muito importantes tanto na área de moda quanto negócios. Nossa ideia é fazer com que esse conhecimento transmitido inspire e motive, mas principalmente, provoque os empresários do setor na busca de um espaço maior no mercado nacional e internacional”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung.

 

No primeiro dia do Fórum, 6 de março, a moda é a temática abordada. Em um bate-papo, a fashion designer e trendforcaster, Luana Lanzini, junto com a fashion directions, Luana Savadintzky abordam o tema “Herança & Consistência Criativa – A moda não é mais efêmera?”. As profissionais questionam a efemeridade da moda no cenário atual, abordando o boom da consistência como base criativa e o desejo por heritage brands e o retorno do clássico como tendência de moda. Com amplo conhecimento no mercado de moda nacional e internacional, as brasileiras devem compartilhar suas experiências adquiridas na Europa a fim de inspirar e instigar uma maneira diferente de produzir moda no Brasil.

No segundo dia de evento, 7 de março, o tema negócios chega para trazer informações sobre mercados referência no setor calçadista, apresentar estratégias, conceitos dos processos com a ideia de inspirar e motivar a aplicação dos mesmos no cenário brasileiro, tornando-o mais competitivo no cenário mundial.

, Julio Martini,chief operating officer da Camuto Group,  ministrará a palestra “Brasil X Mundo, onde estamos em termos produtivos no cenário global?”. O empresário deve expor, através de sua experiência no mercado, a situação do Brasil como exportador em relação aos demais países do mundo, mostrando a  visão de uma grande empresa, que compra no mundo em torno de 30 milhões de pares de calçados (o Brasil inteiro exportou 127 milhões no ano passado).

O vice-presidente executivo de manufatura da New Balance Estados Unidos, John Wilson ministrará a palestra “Case Industrial New Balance”, que abordará as estratégias usadas pela New Balance para produção de calçados nos Estados Unidos mantendo sua competitividade no mercado através de recursos como robotização e a prática da indústria 4.0. O investimento em tecnologia e maquinário é outro ponto a ser abordado, uma vez que contribui diretamente para o aumento da produtividade e qualidade, diminuindo os custos de produção e tornando os produtos mais competitivos.

A 42ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), acontece entre os dias 6 e 8 de março, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (Brasil). A FIMEC é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio da Transduarte e apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABRAMEQ, ASSINTECAL, CICB, ABQTIC, ACI-NH/CB/EV, AICSUL e IBTEC, além de Coelho Assessoria Empresarial e Studio 10.