A 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chega ao fim nesta quarta-feira (2/11), com a cerimônia de premiação ao ar livre, gratuita e aberta ao público, seguida da exibição de A General, clássico de Buster Keaton e Clyde Bruckman, com acompanhamento musical da Orquestra Juvenil de Heliópolis —um projeto do Instituto Baccarelli—, sob a regência do maestro norte-americano Robert Israel, compositor da nova trilha sonora do filme, que fará sua estreia mundial no evento. 

 

Keaton, além de codiretor, é protagonista da obra. Nela, o astro do cinema mudo vive o maquinista Johnnie Gray, um rapaz que tem duas grandes paixões na vida: sua locomotiva, “a General” e a jovem Annabelle Lee. Quando a Guerra Civil Americana (1861-1865) tem início, ele não é aceito como combatente, uma vez que seria mais útil como engenheiro da linha férrea. Sua amada, no entanto, passa a achá-lo covarde por não lutar. É quando “a General” e Annabelle são sequestradas por espiões da União, e Johnnie precisará correr atrás de ambas, em uma movimentada aventura pela ferrovia.   

 

A produção, que em 2016 completa 90 anos, foi restaurada pela Lobster Films. As sessões na área externa do Auditório Ibirapuera fazem parte da programação da Mostra há cinco anos. O festival já exibiu Metrópolis, em 2010, Nosferatu, em 2012, Nathan, o Sábio, em 2013, O Circo, em 2014, e Meu Único Amor, em 2015.