A 39ª Home & Gift e a 8ª Têxtil & Home, duas das mais completas feiras da América Latina nos segmentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mobiliário, têxtil decorativo e artesanato ,estão sendo realizadas  até o dia 18 de agosto de 2019, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. Juntas, oferecem praticidade aos compradores e visitantes, melhores oportunidades de negócios e um panorama completo das tendências e lançamentos de mercado dos principais players da indústria, de importados, do design independente e artesanato brasileiros, com 187 expositores

 

Com mais potência e expertise governamental, a ABUP-Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes firmou com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) um convênio para a internacionalização das empresas associadas fabricantes do segmento Casa.A iniciativa conjunta é o reconhecimento e a credibilidade pelo desempenho da associação, sem fins lucrativos, como entidade representativa do setor ao prestar serviços aos seus associados e representar seus interesses. Sob a coordenação operacional da ABUP, o novo projeto setorial visa incentivar e apoiar as empresas através de promoção comercial e do aporte continuado de inteligência comercial e competitiva internacional.

 

Diante das novas perspectivas no mercado brasileiro, o momento é de otimismo em relação ao futuro e às inúmeras possibilidades de negócios e investimentos internacionais. Após 20 anos de negociações, o Brasil fechou acordos com o Mercosul e a União Europeia, estima-se um aumento das exportações em R$ 384 bilhões até 2035, um incremento do PIB brasileiro de 87,5 bilhões de dólares a 125 bilhões em 15 anos, segundo o Ministério da Economia. Esses acordos históricos de livre comércio com os dois blocos, que representam 25% do PIB mundial, estimulam a competitividade dos setores, inclusive o têxtil que é um importante segmento que a Abup promove, aumento de produtividade e de investimentos previstos para o Brasil de 113 bilhões de dólares.

 

Para Jamil Rima, presidente da Abup: “Muito feliz com essa nova etapa da Abup, através dessa parceria no projeto setorial com a Apex-Brasil subimos um degrau muito importante. É gratificante ver os empresários enxergando novos horizontes, otimistas e empenhados para entrar no mercado internacional, para muitos um mercado até então desconhecido. Com o apoio da Apex-Brasil, iremos explorar esse novo mundo e nova era de negócios que estamos motivados em conquistar.”

A prévia para o programa setorial foi o sucesso na participação da Abup na mostra Brazil: Essentially Diverse, com os apoios da Apex-Brasil e do Consulado Geral do Brasil em Milão, em abril último. No ilustre espaço Museo della Permanente, a associação apresentou a singularidade e diversidade da nossa cultura material através da exposição de 34 associados, com o melhor da arte, artesanato e design contemporâneo brasileiros.

Com o intuito de formar e impulsionar seus expositores, para estas edições a Abup oferece curso gratuito de otimização de custos para formação de preços para exportação, além das Rodadas de Negócios Internacionais, com o apoio da Apex-Brasil através do seu Projeto Setorial ABUP. Estas rodadas permitirão acesso exclusivo a diversos compradores de vários países com agenda de reuniões privadas para as empresas associadas ao programa durante os dias 14 e 15 de agosto.

 

Há quatro edições, a ABUP promove o “Projeto Célula” para valorizar a diversidade criativa, a arte e a cultura brasileira. Em uma ação de curadoria no mercado de design, o projeto abre espaço para o pequeno artesão e designer como uma espécie de unidade de negócios em que compradores e visitantes do Brasil e de outros países podem ter acesso ao design autoral e independente. O projeto nasceu da união da empresa expositora “Marco 500”, de Marco Aurélio Pulchério, que comercializa produtos para decoração assinados por designers brasileiros, e da “Feira na Rosenbaum”, um dos maiores eventos de design independente, criada pela curadora de arte Cris Rosenbaum.

Todas as marcas convidadas pelo Projeto Célula têm trabalhos autorais. As criações selecionadas incluem tipologias diversas, como porcelana, madeira, metal, tricô, couro, borracha e mais materiais.Para esta edição do projeto, serão apresentados 14 expositores, com estreias dos designers, artistas plásticos e artesãos das marcas Massa Branca e Ventura Vidros.