A 36ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e de plantas ornamentais da América Latina, abre hoje, dia 25, e segue até 24 de setembro, de sexta a domingo, e no dia 7, feriado da Independência, das 9h às 19h, em Holambra, a 140 km da capital paulista,  um local ideal para  um passeio turístico, para se conhecer aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa.

 

foto Tânia Müller

Na feira, você vai poder conferir  as novidades e as tendências da floricultura nacional para o consumidor final. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 300 mil visitantes nos 16 dias de exposição. Este é um mercado que prevê terminar 2017 com crescimento de 9% , com um  faturamento de R$ 7,2 bilhões.  A Expoflora gera cerca de 1.800 empregos diretos e mais de 5 mil vagas indiretas. O reflexo econômico na região de Campinas (SP) chega a R$ 24 milhões (num raio aproximado de 80 quilômetros de Holambra). O evento conta com o patrocínio da Coca-Cola, Crystal, Amstel, Ultragaz e Porto Seguro Auto e o apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra e do Banco do Brasil

Entre os lançamentos e as novidades em flores e em plantas ornamentais estão os cactos mandacaru sem espinho; o cacto-coração; as mini-orquídeas phalaenopsis, que trazem cerca de 60 flores em suas hastes; os kalanchoes de vaso das variedades Chloe (laranja e com leve cheiro de mamão papaya) e Maxine (cor de rosa claro e com flores maiores, de 15 mm, contra os 9 mm das convencionais); a lantana bandana (própria para jardins, com mix de cores diferentes); novas cores das rosas Charm Candy Avalanche, caracterizadas por contar com um botão principal e de dois a quatro secundários para aumentar o volume dos buquês), entre outras.

Entre as atrações, a que mais emociona os visitantes é a Chuva de Pétalas, que usa aproximadamente, em cada espetáculo, 150 quilos de pétalas coloridas (o que corresponde a 800 dúzias ou 18 mil botões despetalados um a um). As pétalas são lançadas por um equipamento especial sobre uma multidão ao ar livre. Diz a lenda que quem pega uma pétala ainda no ar tem seu desejo realizado.

 

Chuva de Pétalas fotos/ Tânia Müller

Realizada após a Parada das Flores todos os dias do evento às 16h30, a Chuva de Pétalas também pode ter uma segunda edição às 17h, quando o tempo permite e caso exista a disponibilidade de flores, desta vez lançadas a partir de um helicóptero, que faz com que o vento as espalhe pelas praças e alamedas de todo o parque.

 

Nesta edição de 2017, nas duas praças de alimentação,  o destaque são as sobremesas no formato de flores, como a Appelbloem (flor de maçã na junção das palavras holandesas appel – maçã -, e bloem – flor), da Confeitaria e Restaurante Martin Holandesa, e a Flor da Terra (rosa de biscoito, bolo de chocolate triturado e brigadeiro de hortelã, tudo dentro de um vasinho), do Casa Bela. Tem, também, a torta Toffee com ganache de especiarias