O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), está oferecendo a nove grifes mineiras a oportunidade de participar do Minas Trend, o maior salão de negócios de moda do país, realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, com parceria da Codemig, que em abril,  assinou um convênio no valor de R$ 3.677.500,00 para garantir a realização de quatro edições do evento em 2017, 2018 e 2019.

As marcas, escolhidas a partir de uma seleção aberta a empresas de todo o estado, fazem  parte dos estandes coletivos da Codemig e concorrem ao Prêmio Empresa Tendência.

O fomento ao setor da moda foi estabelecido como um dos investimentos prioritários da Codemig a partir de um mapeamento de oportunidades de negócios feito pelo McKinsey Institute.  que estudou tendências globais e dezenas de setores econômicos mineiros para apontar aqueles com maior potencial de impacto na economia do estado, com capacidade de promover aumento na massa salarial e agregação de valor. As indústrias de confecção/têxtil e calçados/bolsas foram identificadas como estratégicas para diversos territórios de desenvolvimento do estado.

Em 2013,  a cadeia  produtiva de moda gerou riquezas para o estado mineiro no valor de 3,3 bilhões de reais. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Codemig à Fundação João Pinheiro. O estudo revelou que, em 2014, os empregos do setor corresponderam a 15,2% da indústria de transformação e a moda impulsiona a economia de 135 municípios de Minas, onde o setor tem peso maior na produção industrial do que a média do estado.

Em sua 5ª edição, o  Prêmio Empresa Tendência  tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da moda no Estado. Os vencedores, selecionados entre os participantes de estandes coletivos, serão premiados com a cessão e montagem completa de um estande individual para sua marca na edição do evento,  que acontece em  abril de 2018.

Será escolhido um representante de cada setor: vestuário, bijuterias e bolsas/calçados. Os critérios de avaliação são: originalidade e design, qualidade de produção e acabamento, capacidade produtiva, possibilidade de expansão do negócio, adequação ao público alvo e apresentação da marca. A escolha é orientada para valorizar profissionais de diversas partes do estado e apoiar iniciativas de maior potencial de contribuição ao desenvolvimento econômico, com geração de empregos, receitas e práticas inovadoras.

As marcas que disputam a fase final do concurso participaram de uma capacitação oferecida pela Codemig e pelo Indi (Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais).

 

São 4 representantes do setor de vestuário, 3 produtores de bijuterias, uma marca de calçados e uma de bolsas. Durante o Minas Trend, as marcas selecionadas para os estandes coletivos terão a oportunidade de, além de concorrer ao Prêmio, apresentar seus produtos a grandes compradores nacionais e do exterior. A Codemig está promovendo a vinda ao evento de empresários de países como Panamá, Colômbia, Angola e Alemanha.

 

 

Confira as marcas finalistas do Prêmio Empresa Tendência

Vestuário

Candê – marca de vestidos, com combinação de estampas exclusivas e estilo vintage.

Denise Valadares – trabalha com bordados feitos à mão, em peças jeans e de moleton.

Renata Coelho – grife de Nova Lima, que aposta em peças modernas dentro do conceito “slow fashion”.

Viviane Ribeiro – de Teófilo Otoni, produz moda praia sofisticada, em alfaiataria, com bordados e rendas.

Bijuterias

Anma – da cidade de Timóteo, a marca produz bijuterias em processo artesanal e estilo minimalista.

Fernanda Torquett – transforma materiais de descarte da indústria de bijuterias e metais da construção civil em peças exclusivas.

Benedita – produz acessórios a partir de técnicas tradicionais como crochet, macramê e bordado.

Bolsas e Calçados

DIWO – marca de bolsas criadas pelo trabalho colaborativo de vários designers, que priorizam originalidade e bom acabamento.

Tatiana Marques – produz calçados originais inspirados na tradição mineira e que privilegiam o conforto.