Para discutir o mercado brasileiro da panificação e confeitaria,  enfatizar tendências e inovações do setor, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitar- ABIP, vai promover , entre os dias 26 e 30 de setembro, a 31ª edição do Congrepan 2018 – Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria – Receita de sucesso – Alimentação Saudável, Inovação e Produtividade. Serão quatro dias de uma programação intensa,no  Resort Costão do Santinho, em Florianópolis,  onde serão contemplados ainda, dois eventos do setor: 3º Congrejovem e o Congresso Interamericano de Panificação e Confeitaria – CIPAN.

 O mercado brasileiro da panificação e confeitaria está em crescente expansão. Movimentando cerca de 2,2% do PIB e empregando quase 2 milhões de pessoas no país (890 mil empregos diretos e 1.200 indiretos), o setor do nosso conhecido pãozinho francês, representa hoje um dos termômetros mais assertivos do crescimento do Brasil. “As mais de 70 mil padarias e confeitarias existentes no Brasil contribuíram para um faturamento de mais de R$ 90 bilhões em 2017; o setor estima um crescimento da inflação de um dígito. No evento, vamos discutir bastante a respeito da produtividade nos estabelecimentos, abordando as tendências e inovações”, ressalta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, José Batista de Oliveira.  

 

Grandes especialistas no mercado de pães congelados estarão presentes no evento para reforçar que este processo já é realidade no Brasil. Um dos nomes de peso é o chef Rogério Shimura, que estará à frente da oficina sobre inovação em pães congelados. Ele vai detalhar o processo do ultra congelamento, um movimento crescente no segmento, quando o produto cru (ainda em fase de fermentação), é submetido a uma temperatura de – 35º.

 

O uso da massa madre (pão de fermentação longa) também será discutido por uma das maiores autoridades no assunto: o alemão Peter Stolz. Comandando o fórum sobre a importância da fermentação natural nos pães especiais, Stolz vai convidar os presentes a entender a química da massa madre. Outro tema que ainda merece destaque é o marketing digital nas padarias e confeitarias. “Os empresários têm que estar antenados a isso, a utilização de aplicativos e redes sociais para o negócio são fatores imprescindíveis para o crescimento”, diz Oliveira.  

 

A programação conta com conteúdo técnico, oficinas e aulas-show, comandados por ícones como os chefs: Luiz Farias (eleito o melhor pâtisserie do mundo), Rogério Shimura (padeiro da Levain, escola de panificação), James Griffin (boulanger irlandês), Gunther Koerffer (confeiteiro da rainha da Suécia), Thierry Meunier (eleito duas vezes a melhor baguete de Paris) e  Jacques Paulin (trazendo dicas sobre pães europeus) . Além deles, outras personalidades como Márcio Rodrigues (Consultor do ITPC), Emerson Amaral (Instituto Ideal), Pedro Henrique Oliveira (PH Gestão para Resultados), Peter Stolz (PHD em massa madre), Dra. Olga Amâncio (Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), entre outros, estarão presentes. No último dia do Congrepan, haverá a premiação das delegações e do melhor padeiro e confeiteiro das Américas.