A Interpoint Viagens e Turismo  dá dicas para você conhecer melhor Mendoza,  a capital dos vinhos argentinos e responsável por 70% da produção nacional . A cidade que fica ao pé da Cordilheira dos Andes encanta por sua arquitetura de traços europeus. A altitude moderada, a irrigação obtida pela água do degelo andino e os dias ensolarados e noites frias contribuem para criar o ambiente ideal para o cultivo de uvas. Fundada em 1561, a charmosa Mendoza, apesar de apresentar ritmo de vida cada vez mais cosmopolita, preserva ainda os ares de lugarejo do interior. Na paisagem, um mix de montanhas, rios, vales, desertos e, é claro, vinhos sem-fim.

Mendoza é o ponto de partida para inúmeras atividades ao ar livre, como golfe, rafting, trekking, biking, esqui, escaladas e cavalgadas. Para completar, o Parque Provincial do Aconcágua, que abriga o pico mais alto das Américas, fica a 180 km. Na cidade também é possível provar assemblages (misturas) inesperados e opções varietais (vinhos de uma só variedade) elaboradas com uvas pouco conhecidas, como a Bonarda e Torrontés. Por que não fazer um assemblage de vinícolas também? Ou seja, visitar as mais famosas e tradicionais, mas também estar aberto a nomes menos conhecidos.

A região tem cerca de 1.200 vinícolas, onde é possível degustar bons rótulos e até mesmo fazer uma visita guiada aos vinhedos, percorrendo os chamados “Caminhos do Vinho”. A Interpoint apresenta aqui as principais vinícolas escolhidas pelos visitantes brasileiros e que farão do feriado de 7 de setembro uma experiência completa em prova de vinhos sublimes e cenários deslumbrantes, além da boa gastronomia local, cita os restaurantes lendários e que deixarão a sensação de “quero mais”  e as mais charmosas opções de hospedagem.

No Vale do Uco : Salentein, Luigi Bosca e Clos de los Siete

Em Lujan de Cuio : Catena Zapata, Pulenta Estate e Maison Chandon

Em Maipu : Familia Zuccardi, Trapiche e Tempus Alba

Onde comer 

1884 Francis Mallmann – Belgrano, 1188, Godoy Cruz, tel. +54 261 424-2698.

Siete Fuegos – Ruta Provincial 94, km 11 – Tunuyán, Valle de Uco, Mendoza, tel: +54 261 461 3910. Aberto diariamente de 12 a 00 hs.

Azafrán – Ciudad de Mendoza. Tel: +54 (261) 4294200 / 4299009. Aberto de seg a dom 12h a 00h.

Grill Q – Calle Chile, 1124, tel.+54 261 441-1225. Onde beber

Siete Cocinas – Av. Bartolome Mitre 794, esq. San Lorenzo, Mendoza, Argentina. Tel: +54 261 4238823

Alem de visitar as mais renomadas vinícolas e restaurantes da região, não deixar de conhecero Parque Aconcágua e fazer uma cavalgada pelos Andes. Para os aventureiros, rafting pelo Rio Mendoza e tour de bike pelas regiões vitivinícolas. E mais, agendar uma das múltiplas aulas de cozinha em vinícolas, e visitar o Parque General San Martin.

 

Onde se hospedar

Cavas Wine Lodge – Aos pés da Cordilheira dos Andes, em uma propriedade espalhada por mais de 14 hectares, Cecilia Diaz Chuit e Martin Rigal criaram um esplêndido hotel, membro da prestigiada coleção Relais & Chateaux, construído em estilo colonial espanhol e dedicado aos prazeres do vinho. Nos quartos, spa e os pátios arábes, as almofadas cor de vinho, pinturas e cerâmicas são um lembrete constante de que o lugar tem tudo a ver com a história da bebida preferida de 9 entre dez pessoas na terra.

O  The Vines Resort & Spa  na  Cordilheira dos Andes, é  o destino ideal para os amantes do vinho e os apreciadores de aventuras ao ar livre. Sugerindo uma mistura perfeita entre elegância rústica e moderno conforto, o resort inclui espaçosas Villas privativas, um luxuoso Spa, serviços de alta qualidade e vistas de tirar o fôlego dos Andes a cada virada. O lendário chef argentino Francis Mallmann serve banquetes de inspiração regional e o tradicional assado em seu restaurante exclusivo, o Siete Fuegos.  Nos vinhedos da propriedade,  você pode colher uvas ou fazer seu próprio vinho customizado, trabalhando lado a lado com o enólogo consultor, mundialmente renomado, Santiago Acháva

O Casa de Uco Vineyards & Wine Resort é o resultado de uma grande visão, inspirada na natureza única do Vale de Uco, berço dos melhores vinhos da Argentina. Situado sobre uma fazenda de 320 hectares, está integrado por um desenvolvimento de vinhedos privados, um conjunto de lotes destinados a vilas privadas entre vinhas, uma adega e um Wine Resort exclusivo que convida a participar da experiência de um vinhedo no majestoso entorno da Cordilheira dos Andes, somando serviços exclusivos e divertimento em contato com a natureza. Um convite aos amantes do vinho a descobrirem a magnificência do Vale de Uco, a conhecerem a extraordinária qualidade dos vinhos da região e se envolverem em todo o processo, do cultivo das uvas até a criação de um vinho próprio, da mão dos especialistas.

  O Entre Cielos, localizado nas proximidades do centro da cidade e resguardado no coração de Lujan de Cuyo, melhor região do Malbec de Mendoza, o Entre Cielos é de fácil acesso para o aeroporto e o centro da cidade, e está ancorado no coração da majestosa região vinícola de Mendoza.Tranquilas e confortáveis, as áreas internas aconchegantes e o exterior vívido são compostos por linhas harmoniosas e curvas atraentes que abraçam a beleza natural dos arredores, e juntos formam a harmonia perfeita. São 16 quartos espaçosos e cuidadosamente projetados com detalhes brilhantes das vistas arrebatadoras e camas luxuosas com roupas de cama refinadas. Para os casais românticos ou para o enófilo, o Loft no Vinhedo Edição Limitada é imperdível. Essa preciosidade flutua sobre os vastos vinhedos e ostenta as vistas mais envolventes dos Andes, as videiras de Malbec e o céu noturno reluzente de Mendoza.