Clélia Iwaki, diretora da BTS,  empresa que ocupa  a segunda posição no ranking das maiores promotoras de feiras de negócios no Brasil, sendo hoje  a principal promotora de eventos para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas da América Latina , disse que a 31.ª Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar, acontece de 9 a 12 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo e , irá reunir quase 1.500 marcas expositoras para apresentar novidades, tendências e soluções para toda a cadeia de alimentação fora do lar. Este setor movimentou, em 2014, R$ 132,5 bilhões (ABIA), sendo que, considerando-se os grandes centros urbanos, 1/3 das refeições é realizada fora de casa (IBGE).

 

            A Fispal Food Service ocorre de forma integrada com a Fispal Sorvetes (Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de sorveteria profissional) e a Fispal Café (Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro) e deve reunir um público de cerca de 60 mil profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, lanchonetes, churrascarias buffets, cafeterias, hotéis, além de atrair também os distribuidores e lojistas do setor. A maioria absoluta (80%) dos visitantes ocupam cargos de decisão em suas empresas e visam novos acessórios, utensílios, equipamentos, embalagens, mobiliário e itens para decoração.

 

            Segundo a diretora da feira, mesmo em um ambiente econômico desafiador, o setor de Food Service tem muito potencial. “Nos Estados Unidos, por exemplo, 60% das refeições são realizadas fora de casa. Logo, temos bastante espaço para crescimento. No Brasil, ainda temos mudanças comportamentais e sociais que favorecem o setor: ascensão da classe C, consolidação da mulher no mercado de trabalho, dificuldade de mobilidade urbana (mesmo no interior) e crescimento da população solteira”, explicou Clélia

           

            A diretora da Fispal ressaltou ainda que o setor de Food Service, em um breve espaço de tempo, saltou de um faturamento no Brasil de R$ 38,6 bilhões, em 2005, para R$ 132,5 bilhões, em 2014, em uma curva ascendente que vem se mantendo. Junta-se a esse panorama a cada vez mais rara presença de empregadas domésticas nos lares, o aumento do consumo de alimentos pré-prontos e a demanda urgente do consumidor por qualidade e diferenciação, o que gera um mercado em constante movimentação.

 

            “As feiras Fispal trazem, justamente, o que há de mais atual em maquinário, tecnologias, processos, sistemas e práticas, para que os players do mercado possam manter sua competitividade e enfrentar intempéries como a atual pressão inflacionária e o relativo esfriamento do consumo”, afirma a diretora da feira. Além dos expositores, a feira proporcionará aos visitantes a oportunidade de participar de cursos, palestras e espaços de qualificação profissional que podem ser úteis a negócios em vários estágios de maturação.

 

            Entre as atrações deste ano está o espaço “Gestão Cozinha Profissional, em conjunto com a revista Cozinha Profissional, que vai mostrar as melhores práticas de gestão de um restaurante comercial; o Espaço Cheiro do Pão by Rogério Shimura, onde o renomado chef padeiro e seus convidados darão dicas de panificação e gestão de padarias; a Escola da Pizza – do Forno à Mesa, sob coordenação do “Senhor Pizza” – Ronaldo Ayres, com palestras sobre gerenciamento e armazenamento dos ingredientes, além de palestras da ABRASEL, SEBRAE e FIESP, voltadas para empresários do setor.