O 25º Minas Trend,  maior salão de negócios da América Latina acontece no  Expominas, em Belo Horizonte, de 22 a 25 de outubro., mostrando as tendências do outono/inverno 2020.  Nesta edição, o tema escolhido é “Tecendo futuros” , trazendo Rogério Lima, como o novo diretor-criativo do evento.

 

Rogerio-Lima–foto-Tânia-Múller–

A proposta é, ao apresentar as tendências, debater os caminhos a serem trilhados pela cadeia produtiva da moda. “Construir o futuro significa atuar no agora. E reconhecermos que, enquanto agentes ativos, não importa se pessoa física ou jurídica, precisamos criar bases capazes de suportar as necessidades das gerações presentes e vindouras”, afirma Rogério Lima, o novo diretor-criativo do Minas Trend.

Para pensar o futuro, destaca para o setor têxtil, fazendo do algodão o fio condutor das histórias a serem contadas sobre perspectivas para a moda. A matéria-prima é base de uma das principais cadeias produtivas do Brasil, respondendo por uma parcela significativa do PIB do país e empregando direta e indiretamente mais de 8 milhões de brasileiros, segundo a ABIT, Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção.

Atualmente, o Brasil é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo. Lima destaca a importância desse protagonismo brasileiro – no momento em que o insumo tem sido um dos principais expoentes na discussão sobre sustentabilidade na moda, assunto que estará em pauta no Minas Trend.

Deste modo, a direção criativa pretende tomar como referência algumas diretrizes da Agenda 2030 – um Plano de Ação da ONU que visa o desenvolvimento sustentável, trazendo à pauta da indústria questões essenciais para garantir que o segmento se fortaleça, de forma competitiva, frente às demandas e mercados globais.

 

Segundo Flávio Roscoe, presidente do Sistema FIEMG, entidade realizadora do Minas Trend, a integração cada vez maior da cadeia produtiva da indústria da moda é fundamental para o atual momento do evento. “Somente com todos os setores unidos poderemos gerar negócios e fortalecer a imagem do estado – o que nos fará ganhar mercados dentro e fora do Brasil”, avalia.

Para a 25ª edição, a proposta do Sistema FIEMG é ampliar essas ações, envolvendo ainda mais a cidade de Belo Horizonte e a sua população. “A integração da sociedade com o evento criou uma nova dinâmica, uma experimentação, que pretendemos aumentar ainda mais nesta e nas próximas edições”, finaliza Roscoe.