A 20ª edição, o DFB Festival 2019 se consagrou como um dos principais eventos de moda do mundo. Reunindo grandes nomes cultura brasileira, neste ano de 2019, o maior encontro da moda autoral da América Latina, teve 36 desfiles, 4 balés, 18 shows, 60 expositores, 8 palestras, além de ativações de patrocinadores e parceiros. Ao todo, o DFB 2019 totalizou mais de 125 atividades gratuitas para o público cearense em uma estrutura inédita de 27.000 metros quadrados, instalada no aterro da Praia de Iracema.

Durante os quatro dias de evento, o regionalismo e os desfiles conceituais foram destaques nas mais diversas áreas e os desfiles inovaram com coleções especiais, performances e participações de figuras da música, cena pública, empreendedorismo e showbusiness.

foto Davi Magalhães

No último dia do evento, sábado, aconteceu a premiação do Concurso dos Novos, onde os alunos dos cursos de moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ganharam o primeiro lugar; em segundo a Universidade da Amazônia (Unama) e da Universidade de Fortaleza (Unifor). O projeto foi desenvolvido pelo festival para oferecer oportunidades e visibilidade aos novos talentos e estudantes de moda de todo o país. Foram mais de 150 trabalhos inscritos no programa, sendo apenas oito deles escolhidos. Neste sábado desfilaram UNIFOR, UTFPR, UFPI e Veiga de Almeida.

Claudio Silveira, idealizador do DFB Festival 2019,  realizou uma solenidade de premiação para os homenageados do Troféu DFB Festival 20 anos. Na ocasião, foram prestigiadas pessoas e instituições que fizeram parte da história do maior evento de moda Autoral da América Latina.

Confira os  homenageados

Araguacy Filgueiras, representando a primeira turma da Universidade Federal do Ceará; Deóclys Bezerra, vencedor da primeira edição do Concurso dos Novos Talentos em 1999; Iorrana Aguiar, co-criadora do Dragão Pensando Moda, junto com Cláudio Silveira; Josenias Júnior, co-criador do Dragão Fashion Brasil, junto com Cláudio Silveira; Lúcio Albuquerque, empresário e diretor da Handara; Sandra Luck e Gilson Tenório, modelos das primeiras edições do DFB; Silvânia de Deus, estilista que abriu o Dragão Fashion em 1999; Verônica Perdigão, diretora da Santana Textiles, primeira indústria a investir no DFB. Além disso, ainda houve menção honrosa ao Élcio Batista, secretário-chefe da Casa Civil, por sua atuação em programas e incentivo à inovação.