O governador Andrew M. Cuomo anunciou hoje , na Big Apple, os esforços para comemorar o 50º aniversário da Stonebell Rebellion , que acontecerá em  2019. Em junho de 1969, os membros da comunidade LGBT realizaram manifestações espontâneas no Stonewall Inn, em Nova York. Como parte dos esforços comemorativos do Estado, os eventos culturais serão promovidos em todo o estado e Nova York acolherá a maior celebração internacional do orgulho LGBT em 2019  Em conjunto com Stonewall 50, a cidade de Nova York acolherá WorldPride, a maior celebração internacional LGBT Pride, em 2019. O evento, realizado em vários locais do mundo, apresenta desfiles, performances e festivais que promovem o orgulho LGBT.

 

O governador de NY, Andrew Cuomo foto Pat Arnow

O governador de NY, Andrew Cuomo foto Pat Arnow

Desde que assumiu o cargo, o governador Cuomo tem sido um líder nacional na defesa dos direitos LGBT. Em 2011, Nova York aprovou a histórica Lei de Igualdade do Casamento e enviou uma mensagem à nação de que era hora de acabar com uma das maiores desigualdades da sociedade. Em 2013, o governador lançou a iniciativa I Love NY LGBT para destacar os destinos LGBT e incentivar a visita de viajantes LGBT, que gastam US $ 70 bilhões em viagens domésticas todos os anos. Em 2015, o governador Cuomo implementou regulamentos que afirmam que todos os indivíduos transgêneros estão protegidos pela Lei de Direitos Humanos do Estado e todos os empregadores públicos e privados, provedores de imóveis, empresas, credores e outros devem saber que a discriminação contra pessoas transgênero é ilegal e não será tolerada no estado de Nova York.

. Em 2016, Nova York recebeu um recorde de 239 milhões de visitantes que gastaram quase US $ 65 bilhões, gerando um impacto econômico total de mais de US $ 100 bilhões pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, o turismo continua sendo o quarto maior empregador do estado, apoiando mais de 914 mil empregos por ano.

 

 

“A Rebelião de Stonewall foi um momento decisivo tanto na história LGBT quanto na história de Nova York, e lembrando esses eventos e os contínuos esforços do movimento hoje, esse estado e nação serão mais fortes do que nunca”, afirmou o governador Cuomo. “O 50º aniversário da A Stonewall Rebellion, coincidindo com a WorldPride, nos ajuda a reconhecer os esforços dos antigos defensores dos direitos LGBT, pois recebemos visitantes de todo os Estados Unidos e do mundo para visitar Nova York e abraçar o patrimônio rico encontrado em todos os cantos do estado “. afirmou

Cuomo convocará um Comitê de Comemoração Stonewall 50 para encorajar e promover eventos culturais a serem realizados em todo o Estado de Nova York em conjunto com o 50º aniversário da Stonebell Rebellion. A comissão incluirá representantes de agências estatais, grupos comunitários LGBT, museus e instituições culturais e profissionais do turismo.

 

 

O Estado de Nova York e I Love NY LGBT ativarão os principais órgãos internacionais e domésticos e outros eventos LGBT, em 2017 e 2018, para encorajar todos a visitar o Estado de Nova York para Stonewall 50 e WorldPride New York. Este será um esforço conjunto entre os organizadores para promoverem os  eventos   .

 

 

O presidente do desenvolvimento do Empire State, o CEO e o Comissário Howard Zemsky, disseram: “O governador Cuomo tornou os direitos iguais uma prioridade para sua administração desde o primeiro dia, e essas iniciativas serão uma maneira tremenda de celebrar o papel do Estado de Nova York no movimento LGBT.  particularmente os esforços para receber visitantes LGBT –   Estamos esperando as comemorações planejadas para 2019. “disseram

 

O executivo Anthony Goicolea, foi selecionado para designar o monumento oficial de Nova York em homenagem à comunidade LGBT,. O monumento será localizado na borda ocidental de Greenwich Village, no Hudson River Park.