A primeira edição do Fórum de Design de Joias – Representação Gráfica e Normas ABNT em São Paulo, uma realização da Associação de Joalheiros do Estado de S. Paulo ) com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e apoio da Universidade Anhembi Morumbi  teve como objetivo identificar e formalizar os parâmetros que orientam a elaboração de desenhos de joias no país. Voltado para designers, educadores da área de desenho ou produção de joias, empresários do setor e supervisores, chefes e encarregados de produção, o fórum aconteceu no Campus Paulista 1 da Universidade Anhembi Morumbi

 “Design é desenho, mas não apenas o de criação livre ou ilustrativo, mas aquele que define e especifica a forma com detalhamento para a produção”, explica Engracia Costa Llaberia, diretora de design da AJESP. “Pressupõe-se, assim, o conhecimento por parte do designer de fatores ligados à produção, ao comportamento dos materiais e suas especificidades além de outros tópicos inerentes ao processo até o lançamento do produto final no mercado”.

A programação do evento contou com palestra sobre normalização do desenho de joias, ministrada pela própria Engracia, seguida da fala sobre a importância das normas técnicas de desenho aplicadas em projetos de produtos com Fernando Telli Athaide. Na mesa redonda, os convidados debateram a representação gráfica no processo produtivo do setor joalheiro: croqui, desenho técnico, ilustração e desenho digital para prototipagem. Por fim, foi submetida a proposta de instauração de uma comissão para normalização do desenho técnico de joias na ABNT.