Para celebrar os 33 anos da Werner Bornholdt Consultores, consultoria especializada em processos de gestão e sucessão familiar, o economista e PHD em psicologia das organizações Werner Bornholdt reúne, de forma voluntária, sem qualquer remuneração, 26 presidentes e diretores de famílias empresárias para compartilharem histórias de sucesso em governança corporativa. Inédito no Brasil, o evento, 1º Encontro de Empresas Familiares (Enef), será uma oportunidade para aprendizado e networking e contará com apresentações e palestras de CEO´s de empresas como Pernambucanas, Eliane Revestimentos, Famastil, Piccadilly Company, Codorníu, apenas para citar alguns dos grandes nomes que farão parte dessa iniciativa.

Os executivos colocarão em debate os processos e estratégias para sustentar a cultura da empresa de uma geração para outra, a transição de gestão, o papel dos órgãos de governança em uma empresa familiar, além da exposição da história de sucessão da própria companhia que comandam.

Não é novidade que as empresas familiares representam a base da Economia em todos os países democráticos e economicamente robustos. Segundo Bornholdt, no Brasil, não é diferente, mas há muito espaço ainda para as famílias empresárias se empoderarem. “Em alguns países, como Japão e Itália, a participação das empresas familiares no PIB chega a ser o dobro da brasileira.”

Quanto ao desempenho das empresas familiares e não familiares, existe um gap surpreendente, relata Bornholdt, que já foi membro de 25 conselhos de administração, tendo sido também diretor e presidente de empresas multinacionais familiares: “nas últimas duas décadas, as empresas familiares de capital aberto cresceram 35% mais no faturamento que as não-familiares. Nesse período, o valor de mercado das companhias familiares foi 26% maior se comparado às empresas não-familiares.” Ainda de acordo com o especialista, menos de 8% das grandes empresas familiares brasileiras têm uma estrutura de governança e um planejamento de sucessão estruturado. Com o 1º Enef, Bornholdt pretende mostrar que é possível colocar em prática estratégias para fortalecer as famílias empresárias e perenizar as empresas familiares.

 

Membros da presidência e da alta diretoria das empresas convidadas, presidentes de conselhos e conselheiros participarão pessoalmente do evento, apresentando suas experiências, o que torna o Enef uma oportunidade única de reflexão sobre o tema sucessão em empresas familiares. Entre as histórias que serão contadas está a da Piccadilly Company, uma das principais indústrias calçadistas brasileiras e que recentemente vivenciou a transição da gestão da organização para a terceira geração da família Grings. A presidência e grande parte da diretoria agora é composta pelas netas de Almiro Grings, que fundou a marca há 60 anos.

Os principais desafios de expansão enfrentados por herdeiros também serão temas de reflexão com o caso da Bebidas Fruki, empresa familiar fundada no interior do Rio Grande do Sul, em 1924, e que hoje é líder em alguns segmentos, competindo com multinacionais. Outras histórias versam sobre como transformar sonhos em realidade, como a história da Ritta Höppner. O hotel, hoje um dos melhores do mundo na classificação do TripAdvisor, tem o parque Mini Mundo, empreendimento que nasceu do desejo de um avô em materializar as fantasias dos netos.

O evento contará também com a apresentação da mais antiga empresa familiar da Europa (desde 1551), a Codorníu, uma das principais produtoras mundiais de espumantes no mundo. Presente em três continentes, a empresa  possui 550 membros familiares atuantes na empresa, da 15ª à 18ª geração, dos quais 220 acionistas familiares, somando cinco gerações de sucessões familiares bem sucedidas.

Outros setores representados são construção civil, alimentação, educação, hospitalidade, higiene e limpeza, varejo e setor elétrico.

 

Dias :  12 e 13 de abri

l Hotel Master Premium Gramado, em Gramado, RS

Informações: (54) 3286-3313

Inscrições e programação pelo www.enef.com.br