A primeira edição da Longevidade Expo+Fórum, deixou uma mensagem bem clara para o mercado brasileiro: o público longevo quer ter reconhecida sua autonomia, seu senso crítico, sua individualidade e seu poder de consumo.

foto Tânia Müller

O evento reuniu mais de 150 palestras e uma infinidades de lançamentos e novidades das 153 empresas presentes à exposição, ficando claro o  que é diversidade, e o que caracteriza as pessoas 50+.

foto Tânia Müller

 As mais de 10 mil pessoas que visitaram a feira, testemunharam que o mercado enfim passa a olhar para este setor com a atenção devida. Entre os 153 expositores, o consenso foi que a feira superou as expectativas em termos de qualificação e frequência do público que visitou o evento

“Estamos muito satisfeitos com o resultado da Longevidade Expo+Fórum. Sabíamos da magnitude deste setor e estávamos certos que esta iniciativa era imprescindível porque estes consumidores, os silvers, não estavam sendo atendidos em sua totalidade”, avalia Francisco Santos, empreendedor e idealizador da Longevidade Expo+Fórum. “Tivemos três dias de muita interação entre empresas e consumidores, entre especialistas de uma infinidade de áreas que nos brindaram com conhecimento, cultura e informações. Estou certo que as pessoas que participaram da Longevidade 2019 saem daqui convictas de que o futuro pode ser e será pleno, saudável e feliz. Depende apenas de cada um nós”.

foto Tânia Müller

O terceiro e último dia  foi marcado por intensos debates sobre temas da maior importância. Os jornalistas Mara Luquet e Luiz Artur Nogueira falaram sobre Finanças e foram muito diretos com a plateia: “as tristezas não pagam dívidas”, disparou Mara. “Vejam bem, a responsabilidade pelo planejamento da aposentadoria é de cada um de nós. Estamos vivendo uma revolução na configuração das famílias: existem famílias com menos ou sem filhos e os 50+ estão divorciando-se porque querem viver outras vidas. Recomendo adotar novos hábitos de economizar. Viver muito é bom, mas custa caro”.

Luiz Nogueira também reforçou que a importância da economia. “Não temos a cultura da poupança, o que deveria ser ensinado nas escolas. Temos que aprender a poupar desde crianças. Temos que pensar a longo prazo. Quanto mais longo o prazo, maior a possibilidade de diversificação dos investimentos, evitando sempre os investimentos mais especulativos, como os cambiais e em criptomoedas”.

Mara Luquet admitiu que ficou impressionada com o tamanho do evento. “Não imaginei que fosse tão grande. Caminhando por aqui você vê quantos setores da economia são impactados por essa revolução com o aumento da expectativa de vida”. Segundo ela, junto com a revolução tecnológica, a revolução demográfica é uma grande revolução, é uma mudança estrutural na pirâmide etária que vai mexer com a economia como um todo. “É extremamente importante conversar, porque estas mudanças envolvem várias áreas da economia e do conhecimento”

Sobre saúde e bem estar, a atriz Laura Cardoso afirmou que o segredo é amar a vida. “Temos que cair, levantar e errar. A vida é um sacerdócio. Outra coisa que é muito importante: leiam! A leitura nos leva a outros mundos”. Linamara Rizzo Battistella, professora de fisioterapia da faculdade de medicina de São Paulo, concordou em gênero, número e grau com a atriz e acrescentou: “Fundamental é ter pequenos projetos de satisfação que mantenham cérebro e físico ativos”.

O SESC/SP organizou uma apresentação exclusiva da atriz e cantora Zezé Motta. Com 54 anos de carreira, Zezé considerou um privilégio estar no evento. “Estou lisonjeada com este convite, temos discutido vários assuntos e já estava na hora de focar nessa questão do idoso. Isso exige, realmente, muita atenção, muito respeito e muita reflexão sobre a importância do idoso. Chegar à minha idade é um privilégio, mas encontramos obstáculos e limitações e temos que vencê-los. E a arte, nesse sentido, ajuda muito”.

O Congresso Brasileiro da Longevidade Saúde Unimed se encerrou com um emocionado encontro entre os atores Laura Cardoso, Eva Wilma, Ary Fontoura e Odilon Wagner. Ary Fontoura finalizou o encontro dizendo-se surpreso pela quantidade de pessoas interessadas em viver melhor. “Do passado temos que selecionar as melhores coisas e esquecer do resto. O futuro é agora. Aproveitem!”.

A segunda edição da Longevidade Expo+Fórum já tem data marcado. Acontecerá de 30 de setembro a 02 de outubro no ano que vem no Expo Center Norte, em São Paulo (SP)