Steve Armnstrong, presidente da Ford América do Sul, ao lado de Rogélio Golfarb, vice-presidente para o Brasil e América do Sul e  executivos da empresa, receberam no Anhembi, na Campus Party que tem  como tema “Feel the Future”, em São Paulo, para anunciar o lançamento da terceira geração do sistema de conectividade SYNC no Brasil

A Ford é pelo quarto ano consecutivo, a única do segmento automotivo a participar do principal evento de tecnologia do Brasil, com um estande em formato de laboratório experimental, o Ford Garage Lab.

ford garage

Para a empresa automobilística, a participação na Campus Party é uma oportunidade de estreitar o contato com os desenvolvedores que estão na linha de frente das novas tendências da tecnologia . A nova versão do  aplicativo  torna o seu funcionamento ainda mais rápido, eficiente e intuitivo. Presente em mais de 15 milhões de veículos no mundo, o equipamento é líder da indústria e peça central do plano da Ford para desenvolver novas soluções em conectividade, carros autônomos, mobilidade, experiência do consumidor e análise de dados.

“O SYNC 3 cria um novo patamar de tecnologia e conectividade em sistemas multimídia no mercado e a engenharia brasileira teve uma participação ativa no seu desenvolvimento”, disse Caspar Hohage, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, na apresentação prévia da tecnologia na Campus Party. “Esse trabalho incluiu uma série de testes e validações, especialmente no que diz respeito aos mapas locais, comandos de voz e mensagens em português do Brasil, interface gráfica, assistência de emergência e compatibilidade com novos sistemas e aplicativos.”

Caspar Hohage, clicado by Tânia Müller

Caspar Hohage, clicado by Tânia Müller

 

A conectividade tornou-se um fator importante na decisão de compra do consumidor de automóveis e hoje todas as linhas da Ford no Brasil, incluindo Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger, contam com a disponibilidade do sistema SYNC. A sua primeira geração foi lançada em 2007 na América do Norte e chegou ao Brasil no ano seguinte.

O SYNC 3 traz uma série de novidades, mas há uma série de atributos que não mudaram. Ele continua acessível para os consumidores de todo o mundo, é facilmente conectado com dispositivos de qualquer marca, modelo e idade e, por ser baseado em software, pode ser atualizado para funcionar com futuros lançamentos.O desenvolvimento da nova geração do SYNC foi feito com a participação direta dos consumidores. A Ford ouviu cerca de 22.000 comentários e sugestões de clientes em clínicas e pesquisas, o maior número já envolvido em qualquer produto ou acessório da marca.

“Como referência de mercado, não fizemos comparativos com os concorrentes do segmento automotivo, mas com smartphones e tablets, pois são eles que definem as expectativas dos consumidores”, diz Hohage.

O projeto do SYNC 3 valoriza a simplicidade, com menos itens na tela para tornar o controle mais fácil e reduzir a necessidade de o motorista olhar para a tela. Os ícones e áreas de toque são maiores e os menus, mais simples. As três opções que os clientes mais usam – áudio, telefone e navegação – estão sempre disponíveis. Os contatos telefônicos são acessados por um único toque na agenda alfabética.

A tela com fundo brilhante, ícones grandes e cores de alto contraste oferece boa nitidez mesmo com sol. À noite, ela muda automaticamente para um fundo escuro, ajudando a reduzir a fadiga ocular e os reflexos das janelas.

O Ford SYNC é o primeiro na indústria a oferecer uma tecnologia acessível de comando de voz para smartphones. A nova geração reduz o número de passos necessários para executar as ações. Para reproduzir uma música, por exemplo, basta dizer “tocar <música, artista, álbum ou gênero>”.

Interfaces e aplicativos

Outra novidade do SYNC 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay e Android Auto. O CarPlay, plataforma da Apple para interação com o iPhone, disponibiliza no veículo as funções mais usuais do aparelho, como o assistente pessoal Siri, telefone, SMS e aplicativos. O Android Auto, plataforma do Google, permite o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros.

“Vale lembrar que tanto a Google quanto a Apple trabalharam com as fabricantes de automóveis para mostrar informações na tela que não distraiam o motorista. Portanto, esse sistema não é um simples espelhamento da tela do celular”, diz Gustavo Schiavotelo, engenheiro chefe da área de Engenharia Elétrica da Ford.

O Ford SYNC é o sistema veicular com o maior banco de apps compatíveis da indústria. A Ford disponibiliza uma plataforma aberta para que os desenvolvedores de apps para smartphones possam tornar seus aplicativos compatíveis com o SYNC, usando os comandos de voz, a tela sensível ao toque e até acessar dados do carro para uso personalizado, através do chamado sistema AppLink.

Na terceira geração, desenvolver novos aplicativos para o sistema ficou mais simples, com a nova interface gráfica. Os apps do smartphone integrados ao AppLink são identificados e organizados automaticamente dentro da aba “Aplicativos”.

“A lista de apps locais não para de crescer. Novos apps estão em desenvolvimento e os que já estavam disponíveis na tecnologia SYNC 1 estão sendo atualizados para operar com o novo sistema”, continua o engenheiro.

Navegação

O sistema de navegação traz uma interface gráfica renovada. A tela inicial exibe atalhos para os destinos mais frequentes, como casa e trabalho, e uma aba com os ícones dos pontos de interesse mais acessados, como postos de combustível, alimentação e hotéis. O mapa foi igualmente remodelado, com uma interface gráfica que funciona em 2D e 3D e inclui as funções de mover, girar e dar zoom com o toque de dois dedos na tela.

ford garage 1

O campo de busca também foi atualizado e não é preciso digitar o endereço ou nome completo de um ponto de interesse: quando se inserem as primeiras letras ele mostra as opções disponíveis no banco de dados. A tela do telefone mostra as principais funções em ícones grandes e de fácil acesso. A seleção de áudio também ficou mais simples: apenas dois toques levam a todas as fontes disponíveis, incluindo aplicativos como Spotify, 89FM e AlphaFM.

“Se você está ouvindo rádio FM, por exemplo, e quer mudar para uma música da sua playlist do Spotify, bastam dois toques para chegar lá”, explica Schiavotelo.