Em sua 10ª edição o Veste Rio, projeto das revistas Ela/ O Globo e Vogue Brasil vai promover uma série de ações digitais entre  hoje, 24 de maio e 04 de julho, respeitando o cenário mundial de pandemia, focando em educação e geração de negócios para fortalecer o setor, e com uma jornada completa de engajamento com compradores de moda, dando visibilidade para a cadeia.

O tradicional Salão de Negócios será 100% online. São marcas de diferentes partes do país com foco na exposição da moda brasileira para o mercado nacional e internacional.Para apoiar e investir no desenvolvimento digital das marcas, esse ano conta com a parceria da maior plataforma de atacado do setor: a JOOR. A tecnologia utilizada pela marca proporciona um ecossistema dinâmico com showrooms virtuais e ferramentas colaborativas, criando uma experiência especial para o evento. Serão pelo menos 25 marcas participantes, entre elas Maria Pavan, Osklen, Isabela Capeto, Ella Brand by Vix, Triya, Clube Bossa, Ryzí e M.Loures

“A indústria da moda teve de adaptar processos desde o início da pandemia, e a ponta de vendas sofreu uma grande transformação digital. Esta edição do Veste Rio vai contribuir para a geração de negócios ao conectar marcas e compradores em uma solução de tecnologia de primeira linha, enriquecida por uma jornada de conteúdos e experiências com a chancela de Vogue e Ela”, afirma Paula Mageste, Diretora Geral Edições Globo Condé Nast.

Fundada em 2010, a JOOR está sediada na cidade de Nova York, com escritórios em Los Angeles, Filadélfia, Londres, Madrid, Milão, Paris e Melbourne. Como a maior plataforma de atacado e troca de dados do mundo para moda, beleza e casa, a Joor conecta mais de 12.500 marcas com 300.000 varejistas em 144 países todos os dias, e gera mais de ﹩ 1,5 bilhão em transações comerciais todos os meses.

As marcas terão uma página de showroom exclusiva para apresentar a sua coleção. Através de um painel de controle, terão acesso em tempo real dos pedidos realizados. Também poderão gerar relatórios de acesso a sua página. Os pedidos poderão ser feitos diretamente na plataforma e as marcas terão total gerência sobre cada pedido.

“Ao redor do mundo, apresentações virtuais se tornaram algo essencial no último ano”, explica Kristin Savilia, CEO da JOOR. “Como líderes globais de gestão de atacado no digital, vemos a América Latina como um mercado muito importante para nós. Mal podemos esperar para expandir nossos negócios por aqui e estamos ansiosos para ver os estilos criativos que essas marcas trarão durante o Veste Rio”, completa.


O Veste Rio 10 começou com um talk de abertura hoje,dia 24, em formato de live, mediado pela editora-chefe de Ela, Marina Caruso e com Patricia Audi – Vice-Presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil – e Oskar Metsavaht – designer de moda e ambientalista brasileiro, fundador e diretor criativo da Osklen e da OM.Art – como convidados especiais.

Foi transmitido ao vivo, direto do Work Café Santander (sem público e respeitando as regras de segurança da Covid-19), através dos canais digitais de Vogue, Ela e O Globo. O talk teve como tema “Estratégias para reduzir o impacto da indústria da moda no meio ambiente”, assunto de enorme relevância para a moda e para o mundo.

“Embora seja uma das indústrias que mais emprega mulheres no mundo, a moda é também uma das mais poluentes. Pensar em formas de reduzir seus impactos no meio-ambiente é pensar em sua longevidade. Por isso, a sustentabilidade não poderia deixar de ser o tema central desta décima edição do Veste Rio, maior plataforma de moda do País”, explicaMarina Caruso, Editora-Chefe da Revista Ela.

Para promover a capacitação de empreendedores e estudantes de moda, haverá um ciclo de mentorias com nomes importantes do mercado, nos dias 8 e 9 de junho. As mentorias ocorrerão em plataforma fechada, com acesso mediante inscrição. O objetivo é criar um espaço de aprendizado e interação com grandes nomes do mercado da moda, gestores, especialistas e educadores. Entre os temas abordados estão o mindset do consumidor contemporâneo, fluxo de caixa, vendas por meio das redes sociais, sustentabilidade na moda e a força do artesanal.

Já nos dias 14 a 18 e 21 de junho o Santander vai promover as Master Classes Santander, uma série de encontros virtuais com ênfase nos polos de moda regionais mais expressivos para a moda nacional, como a produção de jeans em Pernambuco e de lingerie de Minas Gerais.

Enquanto o mercado se reúne para os negócios, o consumidor final vai acompanhar o Veste Rio por meio do movimento editorial Compre Local nas páginas e redes de Ela e Vogue.

No impresso de Vogue, Ela e O Globo, Veste Rio e Santander lançarão um manifesto de apoio à toda a cadeia produtiva da moda, mostrando o quanto o setor é importante para a economia nacional e como ele impacta a vida de milhares de pessoas que vivem da moda no Brasil.