Hoje, o Museu de Arte Moderna de Nova York anunciou que recebeu uma doação importante pela Colección Patricia Phelps de Cisneros, que acrescentará mais que 100 obras de arte moderna por renomados artistas da América Latina à coleção do Museu. O MoMA também irá estabelecer o Instituto de Pesquisa Patricia Phelps de Cisneros para o Estudo da Arte da América Latina (Instituto Cisneros), dedicado a uma abordagem ampla do estudo e da interpretação da arte moderna e contemporânea da América Latina.

A doação inclui 102 quadros, esculturas e obras sobre papel realizadas entre os anos de 1940 e 1990 por 37 artistas trabalhando no Brasil, na Venezuela e na Região do Rio da Prata da Argentina e do Uruguai, incluindo Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Jesús Rafael Soto, Alejandro Otero e Tomás Maldonado, entre outros. Essas obras juntam-se a outras quarenta que foram doadas por Patricia e Gustavo Cisneros ao longo dos últimos 16 anos. A Sra. Cisneros faz parte do Conselho Diretivo do MoMA há varias décadas e participa de várias comissões de aquisição e gestão, incluindo o Fundo Latino-americano e Caribenho, do qual ela é presidente e fundadora.

O Instituto Cisneros, que ficará no campus do MoMA, irá oferecer oportunidades de pesquisa de curadoria e viagens, receber estudiosos e artistas, convocar uma conferência internacional anual e produzir publicações de pesquisas sobre arte na América Latina. Ele está prestes a se tornar um centro de pesquisa proeminente nesse campo, com base na história do MoMA de coleta, exibição e estudo da arte e dos artistas da região, datando do ano de 1931. Hoje, a coleção do museu inclui mais de 5 mil obras de artistas da América Latina.

 

O tamanho da doação não tem precedentes na história da arte latino-americana, alinhado ao interesse de longa data do museu nas produções da região. A doação dos Cisneros e a iniciativa de pesquisa que a acompanha, dedicada ao estudo e integração das obras com a narrativa ampla da Arte Moderna, irão enriquecer imensamente a coleção do MoMA e as suas atividades acadêmicas. Como parte integral do programa do Museu de Arte Moderna, isso representa um compromisso institucional singular à região, e incentivando pesquisas intensivas e o engajamento com a arte e os artistas da região.

 

“Estamos profundamente agradecidos à Patty Cisneros, cuja enorme e antiga dedicação às artes e aos artistas da América Latina continua a transformar e expandir a nossa compreensão e apreciação do importante e significativo papel desempenhado por essa região na história da arte moderna e contemporânea”, disse Glenn D. Lowry, diretor do Museu de Arte Moderna. “O MoMA tem sido um defensor do relevante papel da arte latino-americana dentro do contexto histórico da arte moderna desde 1931, quando se tornou o primeiro museu fora da América Latina a colecionar obras de artistas dessa região. A criação do Instituto Cisneros e a integração de obras tão importantes da América Latina com a nossa coleção e instalações culminam em um processo maior de incorporação da arte latino-americana com a narrativa do modernismo”.

 

“Esta doação e o estabelecimento de um instituto de pesquisa dedicado representam um grande marco para o nosso objetivo de oferecer um contexto mais amplo para a história da arte da América Latina, solidamente arraigado e integrado num museu cujas coleções inigualáveis irão permitir uma compreensão rica e diversa do lugar da América Latina na história da arte moderna e contemporânea”, disse Patricia Phelps de Cisneros. “Sob a liderança de Glenn Lowry, o MoMA está honrando o seu comprometimento histórico com a América Latina e estamos muito felizes de poder contribuir nesse processo e garantir a sua presença no museu por muito tempo”. 

 

As 142 obras cobrem três grandes constelações geográficas e temporais de artistas que trabalham com o legado da abstração construtiva e não-objetiva desde a metade do século 20. Dos 37 artistas representados nessa doação mais recente, 21 estão integrando a coleção do MoMA pela primeira vez. A incorporação dessas peças irá complementar a coleção e aprofundar a compreensão da arte produzida na região durante esse período, permitindo que o Museu represente uma narrativa mais abrangente, pluralista e robusta das práticas artísticas que demonstram o papel fundamental da América Latina no estabelecimento da arte moderna. Um capítulo inteiro do Modernismo internacional é revelado nessas obras, permitindo uma compreensão mais complexa da Arte Moderna como movimento internacional e multifacetado. 

 

O Museu vai organizar e apresentar uma mostra de obras modernas a partir da doação dos Cisneros durante os próximos anos e também publicará um catálogo acadêmico.

 

O Instituto Cisneros tem como objetivos a realização de pesquisas em artes visuais, filmes, mídia, performances, arquitetura e design da região, analisando as obras nos seus contextos locais e globais; a ênfase em pesquisas projetadas para melhorar a coleção de arte latino-americana do MoMA, tanto para aprofundar o conhecimento de obras adquiridas anteriormente como para facilitar aquisições e programas futuros; a gestão de iniciativas educacionais relacionadas, incluindo seminários, simpósios, palestras e outros programas públicos, e apoio a um programa de bolsas para atrair estudiosos, curadores e artistas da região e do exterior para participar e auxiliar nas pesquisas; o incentivo a parcerias estratégicas de longo prazo com instituições de arte moderna e contemporânea de todo o mundo que estejam interessadas na arte da América Latina; e na publicação dos resultados das pesquisas, em formatos impressos e digitais, disponibilizando-os para os públicos diversos do Museu.

 

O Instituto Cisneros irá desenvolver ainda mais o programa de pesquisa conduzido pelo componente latino americano do C-MAP (Perspectivas da Arte Contemporânea e Moderna na Era Global), que o MoMA iniciou em 2009, e facilitará as iniciativas do Fundo Latino Americano e Caribenho do Museu no sustento da pesquisa de obras de arte.