O Tourism Australia, órgão oficial de turismo da Austrália, lançou ontem um novo curta-metragem sobre os aborígines. O objetivo é incentivar um maior número de visitantes nacionais e internacionais a incluírem experiências de turismo indígena em suas viagens. Intitulado Aboriginal Australia: our country is waiting for you (Austrália aborígene: nosso país está esperando por você), o filme foi criado em colaboração com os renomados cineastas australianos Brendan Fletcher e Warwick Thornton e conta a história de opções únicas de passeios indígenas na Austrália.

Desenvolvido em parceria com a Austrade, o curta apresenta um leque diversificado de atividades, aventuras e experiências culturais envolventes que podem ser apreciadas em regiões como o Red Centre e o Outback, nas florestas tropicais exuberantes, bem como em cidades e ambientes urbanos. Um dos mitos que o filme esclarece é o de que o turismo indígena só pode ser encontrado em áreas quentes, secas e remotas. Os diretores australianos Fletcher (Mad Bastards) e Thornton (mais conhecido por seu trabalho em Sansão e Dalila) trabalharam em estreita colaboração com nove operadores turísticos Indígenas de quatro Estados e Territórios em toda a Austrália.

Segundo John O’Sullivan, diretor geral do órgão de turismo, o filme pretende aumentar a conscientização, interesse e participação em atividades de turismo indígenas em toda a Austrália. “As experiências indígenas representam uma parte exclusiva e importante da nossa oferta turística. Atualmente, 14% dos nossos visitantes internacionais participam de uma atração cultural aborígene durante sua viagem, contribuindo com US$ 6,4 bilhões, anualmente, em nossa economia.”

Ainda segundo o executivo,  estão confiantes de que este novo curta-metragem e os planos de ampla distribuição, tanto na Austrália quanto no exterior, ajudarão a promover esta importante faceta do turismo australiano e incrementar esses números.  Além da Austrália , o filme será exibido  em uma série de importantes mercados internacionais do país, incluindo a China, Alemanha, Indonésia, Malásia, Coreia do Sul, o Reino Unido e os EUA, onde espera-se que seja visto na TV, online e em cinemas por mais de 50 milhões de pessoas nas próximas semanas.

O filme já recebeu forte apoio da indústria do turismo, incluindo os aeroportos (Aeroporto de Sydney), companhias aéreas internacionais (Etihad Airways e Virgin Australia) e grupos de hotéis (Accorhotels Austrália e IHG). Todos concordaram em fornecer uma plataforma para exibir o filme para seus passageiros, hóspedes e colaboradores.

Visite www.tourism.australia.com/aboriginalaustraliafilm para assistir ao filme e descobrir mais sobre os lugares e produtos mostrados, os cineastas e as pesquisas por trás do projeto..